Dicas para iluminar o jardim

A iluminação do jardim é parte indispensável da decoração. Além de garantir mais segurança para o ambiente, pode transformar completamente o local e torna-lo elegante e sofisticado. Para isso, existem algumas técnicas para quem quer saber como decorar o jardim com luzes.

Leia também:
Jardim no telhado: beleza e sustentabilidade
P
arquinho no jardim de casa
D
ecoração para o jardim: gazebo

Como escolher as lâmpadas

As lâmpadas são os elementos principais da iluminação do jardim e precisam se adequar tanto as características da vegetação quanto ao efeito que se deseja obter. O primeiro passo para não errar na escolha é analisar os índices de reprodução de cor e temperatura. A tecnologia LED, por exemplo, é uma boa opção para iluminar o jardim, já que sua vida útil é longa e seu nível que aquecimento é baixo.

A fibra ótica também é uma boa pedida: ela não transmite altas temperaturas à vegetação, o que prolonga a vida das plantas. Além disso, esse sistema é bastante seguro. Como não há passagem de corrente elétrica, os terminais não causam risco de choque ou queimadura.

Decoração elegante

A cor das lâmpadas irá definir o estilo do seu jardim. Cores mais frias, por exemplo, deixam o local mais sofisticado. Já as lâmpadas coloridas devem ser utilizadas apenas em ocasiões especiais, como festas ou para receber amigos. Isso porque lâmpadas que alteram a cor natural das plantas podem se tornar cansativas aos olhos.

Efeitos de iluminação

Para dar um efeito de vultos no jardim, aposte na iluminação entre os arbustos. Já para iluminar o espaço de forma mais uniforme e sóbria, utilize postes e refletores. Para dar mais destaque às plantas, esculturas, fontes e outros objetos decorativos, a dica é utilizar lâmpadas embutidas no chão ou com a luz direcionada.

Segurança

Para evitar acidentes no jardim causados pela escuridão, utilize lâmpadas embutidas ou minipostes cercando as passagens e degraus. Elas devem formar uma espécie de baliza e iluminar diretamente o chão.