Pets estilosos: acessórios punk viram moda

Assim como a tosa e as roupinhas que já fazem parte do universo dos animais de estimação, diversos novos acessórios são lançados a cada dia que passa para agitar e promover mais estilo ao mundo dos pets. Pensando nisso, algumas empresas já apostam na produção de piercings para cães e gatos; dando a oportunidade para que os proprietários deixem seus animaizinhos com muito mais personalidade.

Leia também:

Novas modas pet e os erros dos donos de cães

Como me certificar que o pet shop faz um bom trabalho?

Cuidados ao adotar um pet

Bastante popular nos Estados Unidos, o piercing para pets é recriminado por muitos defensores dos animais, que acreditam que o processo de colocação do acessório no bichinho (similar ao realizado em seres humanos) é agressivo demais por furar a pele do animal. No entanto, os profissionais que realizam esse tipo de procedimento são bastante preparados para não causar dor ou desconforto no pet – garantindo a higiene e os cuidados necessários para que não haja problemas em função da colocação do acessório.

Embora muitos profissionais garantam a segurança dos bichinhos de estimação nesse tipo de processo, ainda há muitos que preferem não arriscar um acidente em função de motivos unicamente estéticos e, pra estes, também há opções menos arriscadas e igualmente estilosas para enfeitar os cães e gatos – vendidas como uma espécie de adesivo em cartelas com até 100 variações de modelo.

Disponíveis em boa parte dos pet shops brasileiros, os piercings adesivos já são produzidos com materiais antialérgicos e que não oferecem riscos para a saúde e o bem-estar dos cães ou felinos – no entanto, caso o seu desejo seja o de optar pelos acessórios tradicionais (onde a perfuração é necessária), é sempre bom se certificar de que a matéria-prima usada na composição do acessório não faz parte do grupo que pode causar alergias nos bichos de estimação, escolhendo materiais como o ouro, a prata ou ródio.

Independentemente do tipo de piercing que você adote para enfeitar e tornar o seu pet um verdadeiro fashionista, vale lembrar que as visitas ao médico veterinário são fundamentais antes de optar por qualquer tipo de enfeite – já que, somente um profissional terá condições de avaliar a possibilidade de alergias ou complicações que possam se desenvolver em função de erros ou falta de cuidados na colocação desse tipo de acessório.

Acesse o link e conheça empresas dos mais variados setores do mundo pet.

Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.