Nem todas as flores esperam as temperaturas quentes para desabrochar. Algumas espécies preferem o tempo gelado e alcançam o auge durante o inverno. Quem gosta de decorar a casa com flores, e não consegue esperar a chegada da primavera, pode apostar nas plantas que florescem durante a estação mais fria do ano.
Leia também:
Dicas para cuidar de Bonsai
Como montar um jardim de inverno
Como fazer uma hortinha em casa
Amor-perfeito
Pequena e muito delicada, a Viola tricolor, ou Amor-perfeito, é uma boa opção para decoração de jardins e sacadas. Suas flores coloridas desabrocham no período de abril a setembro, e preferem ambientes com pouca luminosidade.
Azaleia
A azaleia é um pequeno arbusto, cujas flores aparecem durante o outono. É muito delicada e colorida, e pode ser cultivada em vasos grandes, floreiras, ou no solo. Para que esteja sempre saudável, recomenda-se regar suas raízes uma vez por semana e fazer podas esporádicas para estimular o surgimento de brotos.
Tulipa
São flores típicas da Turquia, mas foram levadas para a Holanda no século XVI, onde encontraram condições favoráveis para crescer e se reproduzir. Como essas plantas adoram temperaturas baixíssimas, alguns criadores brasileiros de tulipas colocam pedras de gelo na terra dos vasos, para diminuir o calor.
Camélia
As Camélias foram trazidas do Japão e adaptaram-se bem ao clima nacional. São resistentes e podem florescer tanto no inverno, quanto na primavera. Assim como a Azaleia, a Camélia é um arbusto que pode ser plantando em jardins, ou em vasos. Para que as flores fiquem bonitas por mais tempo, recomenda-se evitar a exposição direta ao sol.
Orquídea
Algumas espécies de orquídeas, como a Cymbidium Híbrido, também encontram no inverno a temperatura ideal para florescerem. A maioria das orquídeas é extremamente intolerante ao frio e não apresentam flores durante os períodos mais gelados. Já a Cymbidium é resistente as baixas temperaturas, mas também deve ser mantida em ambientes fechados para evitar o contato com ventos muito fortes e geadas.