Período de férias é sempre bastante complicado para donos de bichos de estimação. Quando você vai fazer uma viagem e não tem como levar o pet junto, são inúmeras as dúvidas que surgem. Deixo meu cão em um hotel? Peço para alguém cuidar dele em casa? Quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho sem sofrer? Em alguns casos, os cachorros são tão apegados a seus donos que até mesmo a simples saída para o trabalho pode deixar o bichinho triste ou estressado.
Leia também:
Alzheimer em cães: causas, sintomas e tratamento
Check-up em cães e gatos: Veja como funciona
Saiba tudo sobre cães de guarda: raças, treinamentos e cuidados
Não existe um número de horas exato que possa ser definido porque o fato ainda varia de cão para cão. Alguns bichinhos não se incomodam em passar o dia dormindo ou brincando sozinhos. Em contrapartida, os mais carentes podem chorar, latir e até estragar móveis e sapatos.
Para os bichinhos mais apegados, existem algumas dicas que podem ajudar bastante a evitar o sofrimento durante as horas que você não está em casa. Confira a seguir:

A princípio, tente evitar a festa excessiva quando ele te recebe na porta de casa. Claro que a recepção é bastante satisfatória e quase inevitável, mas minimizar o ato pode fazer com o cão não se desespere toda vez que ficar sozinho.

Mesmo quando estiver em casa, não deixe que o cão fique ao seu lado o tempo todo.

Compre brinquedinhos para que ele possa se distrair durante a sua ausência.

Deixe uma peça de roupa sua usada sobre o sofá, por exemplo. Ele pode se sentir mais confortável ao sentir o seu cheiro.

Se ele está acostumado a dormir em sua cama, não feche a porta do quarto ao sair de casa. É importante que ele se sinta confortável nos ambientes em que passa grande parte do tempo ao seu lado.