Ansiedade feminina: 3 técnicas rápidas que te ajudarão a controlar crises no dia a dia

Veja maneiras de sair de uma crise de ansiedade com algumas atividades simples

Coração acelerado, pensamento em looping e a respiração ofegante… Se você já passou por isso, sabe que a crise de ansiedade pode começar do nada e sem um motivo aparente. No entanto, como você lida com ela é o que faz toda a diferença para não atrapalhar a rotina, o sono e até a concentração.

No caso das mulheres, fatores hormonais e emocionais tornam essa experiência um pouco mais intensa. Por isso, nada como contar com técnicas para aprender a controlar esses sintomas da ansiedade no dia a dia.

Como controlar uma crise de ansiedade?

(Crédito: Drazen Zigic/freepik)

De acordo com estudos, as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolver transtornos de ansiedade do que os homens. Essa diferença tem relação com a química cerebral da mulher e também com questões hormonais. Além disso, vale pensar que fatores socioculturais, como a sobrecarga emocional e múltiplas responsabilidades, também contribuem para esse quadro.

Se você faz parte desse grupo, então, uma dica é adotar um método de relaxamento, como:

Respiração 4-7-8

Essa técnica consiste em inspirar pelo nariz por 4 segundos, segurar o ar por 7 e soltar lentamente pela boca por 8. Dessa maneira, você irá diminuir o ritmo cardíaco e aliviar o estresse.

Tensão e relaxamento muscular

Basta contrair e relaxar grupos musculares, começando pelos pés e subindo até o rosto. Isso ajudará a aliviar os sintomas físicos da ansiedade, como rigidez no pescoço e dores de cabeça, por exemplo.

Caminhada curta ou alongamento

A prática de atividades físicas leves, mesmo por 10 minutos, estimula a liberação de endorfina e dopamina, neurotransmissores ligados ao bem-estar.

Bem-estar