Mistura para passar na vulva após depilação viraliza, mas traz risco de foliculite e mais

por | abr 28, 2022 | Saúde e bem-estar

Deagreez/IStock

São muitos os vídeos que viralizam no TikTok, mas aqueles que contenham soluções milagrosas para questões de saúde pedem mais atenção. Um em especial chama atenção com uma “máscara” clareadora para usar na vulva após a depilação.

A receita da máscara ensinada pela autora contém produtos de fácil acesso às mulheres, mas não tem base científica que comprove a eficácia da mistura. O conteúdo já conta com mais de 5 mil comentários: “Dica de milhões! Adorei, vou testar”, disse uma delas.

Cuidados íntimos

A mistura inclui creme hidratante para o rosto, óleo de rosa mosqueta e uma pomada para assadura. Apesar da depilação feita com cera quente ou com lâmina já ser considerada uma “agressão” à pele, a receita pode apresentar riscos à saúde da maioria das mulheres.

Tipos de depiladores femininos
SiberianArt/iStock

Segundo Carolina Curci, ginecologista e obstetra, o óleo de rosa mosqueta possui propriedades antioxidantes e rejuvenescedoras, de fato. Mas, além de ser indicado para outras áreas do corpo, como joelhos, não deve ser usado nunca por quem já possui tendência à foliculite, que é um tipo de infecção.

“São como espinhas bem pequenininhas. Ao invés de hidratar a vulva, o óleo entope ainda mais os folículos pilosos”, afirma.

Os grandes lábios e a região pubiana são áreas externas, mas muito sensíveis. No lugar do hidratante facial, Carolina orienta apenas pomadas com a substância maleato de dexclorfeniramina após a depilação. “Melhor e ajuda a evitar foliculite”, explica. Esse tipo de pomada é facilmente encontrada em farmácias.

Pomada
triocean/iStock

No vídeo com a receita duvidosa, um dos componentes da pomada citada é a nistatina, que nada mais é do que um antifúngico usado no tratamento de infecções vaginais, como a candidíase. Ou seja, bem diferente da reação provocada pela simples retirada de pelos da pele promovida pela depilação.

Vale lembrar que a região íntima é extremamente sensível e a utilização de produtos errados pode desencadear irritabilidade, alergia e alterações no pH da vagina, que, ao ter sua defesa natural alterada, fica ainda mais vulnerável a diversas doenças.

Saúde