Com cuidados simples, o seu exame de papanicolau terá um resultado muito mais eficaz!
O exame preventivo – também conhecido como papanicolau ou citologia – é um dos mais importantes para a manutenção da saúde íntima feminina.
Isso porque é ele que permite identificar infecções, inflamações e alterações nas células do colo do útero que podem indicar doenças, como o câncer.

Contudo, a ginecologista Manuela Gurgel, da Casa de Saúde São José, alerta que muitos exames precisam ser refeitos porque as pacientes não seguem orientações básicas de preparação, dessa forma, não garantido que os resultados sejam confiáveis.
“No dia a dia do consultório ginecológico, percebemos alguns erros cometidos pelas pacientes antes da coleta da citologia”, pontua.
Para ajudar, a especialista reúne as 3 principais coisas que você deve evitar antes do exame ginecológico:
Papanicolau: o que evitar fazer no preparo do exame
1. Ter relações sexuais nos dias anteriores

Evite relações sexuais dois ou três dias antes da coleta. Isso porque o contato pode alterar o pH vaginal, além da presença de esperma ou lubrificantes interferir na análise das células.
2. Fazer o exame menstruada
Mesmo no final do período menstrual, o sangue pode dificultar a leitura do material coletado.
O ideal é agendar o exame cerca de cinco dias após o término do fluxo.
3. Fazer duchas vaginais ou higiene íntima exagerada

Diferente do que se pode imaginar, limpar demais também é um problema.
Se usados em excesso, duchas vaginais e sabonetes íntimos facilmente eliminam secreções naturais que são importantes para o exame, comprometendo o resultado.






