Enjoo, mudança de voz e mais: entenda a condição silenciosa que Viih Tube confundiu com gravidez

O refluxo silencioso pode permanecer sem diagnóstico por meses devido aos sintomas inespecíficos

Após fazer testes de gravidez devido a um enjoo contínuo, Viih Tube teve uma surpresa. Além de não estar grávida, ela foi diagnosticada com refluxo silencioso – condição que pode ter sintomas inespecíficos que, muitas vezes, passam despercebidos.

Viih Tube descobre refluxo silencioso após enjoo e rouquidão

(Crérido: Reprodução/Instagram @viihtube)

Usando o Instagram, Viih Tube contou ter sido diagnosticada com refluxo silencioso. De início, ela achou que poderia estar grávida e chegou até a fazer um teste após sentir muito enjoo. Após investigação, no entanto, ela teve o diagnóstico, e outros sintomas que ela já apresentava fizeram sentido.

“[Tenho] refluxo silencioso à noite, não estou vendo [acontecer], está vindo e voltando, machucando toda minha garganta. Antes estava só na laringe, agora está até na traqueia”, disse ela, citando outros sintomas que a condição deu.

“Estava me negando, mas minha voz que sumiu provavelmente é do refluxo. Ontem e hoje foram terríveis, refluxo muito forte, respiro para falar e não vomitar . Estou tomando remédios que minha médica passou, mas que trem ruim”, declarou ela.

Refluxo silencioso: o que é e quais os sintomas

refluxo silencioso
(Crérido: Reprodução/Instagram @viihtube)

De acordo com informações de instituições renomadas como Cleveland Clinic e , há mais de um tipo de refluxo. A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é o “refluxo clássico”, que traz sintomas como retorno do conteúdo do estômago pelo trato digestivo e sensação de queimação. Já o refluxo laringofaríngeo (LPR), é diferente.

Assim como ocorreu com a ex-BBB, essa condição (apelidada de refluxo silencioso) causa sintomas sutis e, muitas vezes, inespecíficos. O paciente pode não sentir o conteúdo do estômago retornando – mas, pode perceber sintomas como mudanças na voz, sensação de algo preso na garganta, pigarro crônico, náuseas, gosto ruim na boca e mais.

Isso acontece porque o DRGE atinge especialmente o esôfago, onde há mais terminações nervosas que fazem a queimação ser bastante perceptível. Já no LPR, o conteúdo estomacal afeta também a faringe e a laringe, irritando essas estruturas, causando outros sintomas que não a queimação clássica.

Sintomas de refluxo silencioso

refluxo silencioso
(Crédito: Drazen Zigic/Freepik)

Quem tem refluxo silencioso ou LPR geralmente apresenta os seguintes sintomas:

Mudanças na voz

Quando o refluxo alcança as pregas vocais e a laringe, a irritação causada pelo ácido estomacal pode modificar a voz. Isso causa rouquidão, fraqueza na hora de falar ou mudanças no tom vocal, especialmente pela manhã ou após refeições.

Sensação de algo preso na garganta

Pessoas com esse tipo de refluxo costumam relatar a sensação persistente de que algo está preso na garganta mesmo após todo o conteúdo da boca ser engolido.

Tosse crônica e pigarro

Outro sintoma é uma tosse seca persistente que pode piorar à noite ou após comer. Há também a necessidade constante de limpar a garganta por alta produção de muco.

Dor ou irritação na garganta

Quando o ácido presente no conteúdo estomacal “queima” a parede das estruturas digestivas superiores, pode haver sensação de garganta irritada. Esse sintoma frequentemente ocorre pela manhã.

Náusea ou gosto ácido na boca

Enjoo ou gosto amargo na boca também podem fazer parte do quadro de quem tem refluxo silencioso.

Tratamento

refluxo silencioso
(Crédito: stockking/Freepik)

Como o refluxo silencioso pode ter várias causas, o tratamento dessa condição varia de paciente para paciente. Ele pode incluir, por exemplo:

Mudanças no estilo de vida e na alimentação

Quem tem esse tipo de condição pode ser aconselhado pelo médico a fazer refeições menores e mais frequentes em vez de ingerir grandes porções, evitar alimentos irritativos (como café, álcool, chocolate, refrigerante e fritura), não deitar após as refeições, manter um peso saudável e parar de fumar.

Cabeceira da cama elevada

Muitas vezes, pessoas que têm refluxo silencioso não sabem justamente porque ele ocorre durante o sono. Sendo assim, elevar a cabeceira da cama em 10 a 15 centímetros pode ajudar na piora noturna dos sintomas.

Medicamentos

Caso a avaliação médica julgue necessário, medicamentos podem ajudar a tratar a condição. Eles têm a função de reduzir o ácido estomacal ou proteger a mucosa do trato digestivo. O tratamento medicamentoso pode incluir remédios como Omeprazol, Esomeprazol, antiácidos simples entre outros.

Cirurgia

Em alguns casos mais persistentes ou graves, pode haver a necessidade de operar o paciente. Essa cirurgia serve para reforçar o esfíncter do esôfago, que é uma espécie de “portinha” cuja função é não permitir o retorno do conteúdo do estômago. Com o tempo, ela perde força, e pode ser necessário intervir cirurgicamente.

Mais sobre saúde