
Não é uma miragem! Localizada em um terreno próximo ao centro urbano de Ica, a Lagoa de Huacachina, no Peru, é um refúgio do deserto em meio à cidade. Atraindo turistas de todos os cantos do mundo por sua belíssima paisagem, a região tem ficado cada vez mais popular entre fãs de aventuras e destinos improváveis.
Deserto urbano no Peru

O oásis peruano bem próximo ao centro urbano virou uma atração turística popular, de muito fácil acesso e ótimo custo-benefício para viajantes que passam pelo país em busca de paisagens exuberantes.
A Lagoa de Huacachina possui extensa vegetação, água verde cristalina e muita natureza, mas também conta com ótima infraestrutura para visitantes. A região conta com um calçadão ao redor da lagoa, que reúne hotéis, hostels, lojas de lembrancinhas e restaurantes.
Entre as opções de atividades turísticas, constam passeios de bugue pelas dunas íngremes, uma atração já favorita entre o público de destinos tropicais como esse.
Lenda da Lagoa

A Lagoa Huacachina conta com uma lenda especial. Em quíchua, a palavra Huacachina significa “mulher que chora”, em alusão à história de origem do local.
Segundo a lenda, a lagoa surgiu das lágrimas de uma mulher de olhos verdes, que parou no deserto para chorar a perda de seu amado. Alguns moradores locais dizem que o pranto da bela moça pode ser ouvido à noite, em alguns pontos da Lagoa.