15 nomes de bebês inspirados em flores e seus significados encantadores

por | jun 23, 2019 | Gravidez e bebês

O nascimento de um bebê pode ser comparado ao desenvolvimento de uma plantinha. Ao colocar uma semente no solo, cuidando e regando com muito amor, ela vai crescer e se transformar em um belo fruto ou uma linda flor, dignos de admiração e carinho. E há, inclusive, nomes de bebês inspirados em flores para quem quer nomear o herdeiro de forma diferente, fazendo jus a essa comparação.

Confira nomes para meninas inspirados em diferentes espécies de flores para sua “pequena flor”:

Nomes de bebês inspirados em flores

Menininha (Crédito: ymyphoto/Pixabay)

1. Amapola

Mesmo não sendo um nome muito comum no Brasil, Amapola remete a uma flor bastante conhecida na Europa, especialmente em países como a Itália e a Holanda, e nos Estados Unidos, onde também é chamada de papoula da Califórnia.

Normalmente encontrada nos campos, a Amapola é símbolo de perseverança. Em inglês, o nome rende alguns apelidos carinhosos como “Poppy”.

2. Açucena

Com o significado de “coração inocente”, por sua cor branca, é um símbolo de inocência e pureza, algo que descreve perfeitamentea maneira como um bebê chega ao mundo.

É geralmente usada em buquês de casamento para simbolizar a pureza da noiva ou nos batismos, sendo considerada símbolo da inocência do bebê: duas ocasiões em que o amor prevalece.

Menina pequena (Crédito: Michael Mims/Unsplash)

3. Angélica

A flor branca apresenta um perfume envolvente e bem delicado que simboliza a pureza. O nome faz menção à flor, mas também é rico em significados como “angelical” e “pura como um anjo”.

4. Azaleia

Esta flor de tom rosavibrante é perfeita para uma menina corajosa que não tem medo de ser o centro das atenções. As azaleias são típicas da primavera, então esse nome pode ser a opção perfeita para meninas nascidas nessa estação do ano.

Menininha loira (Crédito: MurrrPhoto/Pixabay)

5. Dália

Considerada a flor nacional do México, é um botão muito bonito com tonalidade rosa vibrante e formas geométricas perfeitas. Dalia é um nome ideal para uma garota muito bonita.

6. Deise

Esse nome é uma variação de Daisy, que em inglês significa “margarida”. O significado para o nome Deise é “o olho do dia”.

7. Erica

Acredite ou não, o nome Erica inclui mais de 800 plantas da família Ericaceae, originalmente da região escandinava. A mais conhecida delas é a urze, e especialmente a urze de inverno, uma flor colorida que cresce na neve. Como a papoula, sabe enfrentar adversidades.

Bebê com cara de surpresa (Crédito: Juan Encalada/Unsplash)

8. Flora

Flora vem do latim e tem relação com todas as flores. Simboliza a primavera, considerada a estação das flores.

9. Jasmim (ou Yasmin)

É uma flor pequena, branca e delicada, com um aroma delicioso, muito vibrante. A princesa Jasmine, da Disney, é uma das personagens famosas cujo nome faz referência a esta bela flor.

10. Leilani

Não é exatamente uma flor, mas este nome de origem havaiana significa “flor do céu” e “filha de Deus”. Se você vai colocar esse nome, certifique-se de levar sua pequena ao Havaí um dia.

Bebezinha sorridente e surpresa (Crédito: Fotorech/Pixabay)

11. Lis

A flor-de-lis foi usada em vários escudos, bandeiras e outros objetos ao longo da história. Ela foi, por exemplo, considerada um símbolo da monarquia francesa desde a Idade Média. Lis pode ser um nome em si, ou um diminutivo para Elizabeth/Elisabete.

12. Melissa

Além da flor e uma planta medicinal, Melissa na mitologia grega foi conhecida como uma das ninfas que teve grande influência na educação de Júpiter.

Bebê sorridente (Crédito: Freepik)

13. Rosa

Rosa já foi um nome muito comum no Brasil antigamente e, de alguns anos para cá, ganhou novamente espaço. O nome remete à rosa, flor do amor e dos apaixonados.

14. Rosalia

O nome quer dizer algo como “cheia de flores”. Rosalias costumavam ter espaços de destaque nas celebrações romanas em que as coroas eram feitas em rosas para um ente querido que falecia.

15. Violeta

A flor delicada, em diversos tons de roxo e rosa, também serve como inspiração para muitos pais. A versão em inglês, Violet, é bastante comum em países como a Inglaterra e Escócia.

Criança dormindo (Crédito: ddimitrova/Pixabay)

Nomes para meninas