Seja por conta de estudos ou carreira, questões de saúde ou por ainda não estarem certas se querem ser mães, muitas mulheres têm optado pelo congelamento de óvulos para conseguirem engravidar no futuro, independentemente do avanço da idade.
Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde em 2019, o número de gestantes que deram à luz entre os 35 e os 39 anos aumentou 71% nos últimos 20 anos no Brasil. Já os nascimentos de bebês de mães que tinham de 20 a 29 anos caíram 15%.
Isso prova que o tratamento para congelar óvulos realmente caiu no gosto das mulheres e se tornou uma alternativa para quem quer gerar um bebê tanto de forma planejada, quanto em idade avançada.
Entre as celebridades, muitas famosas decidiram apostar nesta alternativa para garantirem a possibilidade de serem mães no futuro. A seguir, saiba quais foram elas e os motivos que as levaram a procurar o congelamento de óvulos.
Famosas que fizeram congelamento de óvulos
Paula Fernandes

Atualmente com 36 anos, a cantora revelou em junho de 2020 que havia recorrido ao congelamento de óvulos.
Em entrevista ao GShow, ela disse que tomou essa decisão para não correr o risco de se arrepender depois, uma vez que as mulheres têm demorado cada vez mais para se tornarem mães hoje em dia.

“Nunca foi meu grande sonho ser mãe. E agora o Ronny [seu namorado] tem os dois filhos, mas tô encarando como maternidade também, porque acabo me doando. Uma coisinha no meu coração que eu nunca tinha doado pra ninguém”, ela contou.
E continuou: “Eu penso em ser mãe, aí desisto e ele [Rony] tá muito satisfeito de ter só dois. São crianças incríveis. Acho que é uma questão que o tempo vai me dizer”.
Nanda Costa

Casada com a percussionista Lan Lahn desde 2019, a atriz também optou por congelar os óvulos para futuramente ter filhos com a amada.

“Tenho muita vontade de ser mãe. Por mais que falem: ‘Cuidado, não tem poesia nenhuma’, quero passar por essa experiência de amamentar, o parto… Então resolvi congelar”, disse ela em entrevista à revista Marie Claire.
Graciele Lacerda

Há 14 anos com Zezé Di Camargo, a jornalista decidiu aos 38 que queria congelar seus óvulos para poder ter filhos com o sertanejo no futuro.

“De 2019 e 2020 eu passei por um processo de congelamento. Pela minha idade, a diminuição de óvulos acontece… […] Resumidamente, eu passei por vários processos de ciclos de injetar hormônios, aquelas aplicações que a gente faz na barriga para poder ovular e pegar o óvulo”, contou a digital influencer nas redes sociais.
Ivete Sangalo
Ivete decidiu congelar os óvulos assim que entrou na casa dos 40 anos e tinha apenas Marcelo como herdeiro.
Passados cinco anos , ela recorreu à fertilização in vitro que levou à gestação das gêmeas Marina e Helena, nascidas em 2018.
Karina Bacchi
A mãe do pequeno Enrico congelou os óvulos quando tinha 35 anos de idade e ainda não pensava em engravidar.
Depois de algum tempo e sem um companheiro na ocasião, ela decidiu partir para a produção independente e fez uma fertilização in vitro com o sêmen doado por um anônimo estrangeiro, em um procedimento todo feito nos Estados Unidos, onde seu filho nasceu.
Ela teve Enrico em agosto de 2017, quando completou 41 anos.
Paolla Oliveira
Atualmente com 49 anos, Paolla congelou seus óvulos por conta de uma recomendação médica após passar por um período de forte estresse alguns anos atrás.
Como contou em sua participação no programa “Saia Justa”, do GNT, em 2020, a atriz optou pelo congelamento para preservar sua fertilidade, mesmo não pensando em ser mãe na época.

“Eu cheguei no consultório em um estado de estresse e a médica me falou: ‘você está toda desequilibrada e com um corpo que não condiz com a sua idade. Provavelmente terá um problema x, y ou z com seus óvulos”, lembrou, explicando que estas condições poderiam fazer com que seu corpo envelhecesse antes da hora e impossibilitasse uma futura gestação.
Luciana Gimenez
Mãe de Lucas e Lorenzo, de 22 e 10 anos, a apresentadora passou pelo processo de congelamento de óvulos há cerca de uma década.
Na ocasião, quando ainda estava casada com apresentador e empresário Marcelo de Carvalho, ela afirmou que tinha optado pelo procedimento porque era uma forma de se programar para uma possível nova gestação, o que não aconteceu nas outras vezes em que engravidou.
Halsey

Diagnosticada com endometriose, a cantora decidiu congelar os óvulos aos 23 anos após sofrer um aborto espontâneo no meio de um show em 2015, sem sequer saber que estava grávida.
“Ter uma reserva de óvulos é importante para mim porque sou sortuda o bastante para ter isso como opção”, declarou ela ao programa televisivo médico “The Doctors” em 2018.

Em janeiro de 2021 a cantora anunciou que está esperando seu primeiro filho, mas não revelou se a gestação aconteceu de forma natural ou com a ajuda de procedimento com seus óvulos congelados.
Diante de algumas polêmicas geradas nas redes sociais após contar a novidade, ela decidiu desabafar sobre o tema: “Por que é normal especular e julgar sobre fertilidade e concepção? Minha gravidez foi 100% planejada e me esforcei muito por esse bebê. Mas eu ficaria tão feliz mesmo se fosse de outra forma”.
Rita Ora

Outra artista que optou por congelar os óvulos bem jovem foi Rita Ora. Atualmente com 30 anos, a cantor já passou por este processo não só uma, mas duas vezes!
Em entrevista ao jornal britânico The Sunday Times no fim de 2020, ela contou que a primeira vez que se submeteu ao tratamento foi aos 24 anos, após um médico da família sugerir que este seria um bom momento para o congelamento.

“Fiz meu primeiro quando tinha 24 anos. Eu não quero sentir a pressão de: ‘Oh Deus, estamos ficando sem tempo’. Não é justo que a gente tenha que sentir isso, sabe? E os homens meio que andam pela cidade, tipo, sem pensar nisso”, declarou.
Kim Kardashian
Mãe de quatro crianças, Kim optou pelo congelamento em 2012, quando acompanhou a dificuldade que sua irmã Khloe – dois anos mais nova – teve de engravidar ao longo de um ano, como foi mostrado no reality show “Keeping Up With the Kardashians” na ocasião.
Depois de ter North West em 2013, a socialite deu à luz seu segundo filho, Saint West, em 2015, após uma gravidez gerada a partir dos óvulos que havia congelado.
Passado o nascimento do herdeiro, ela ainda tinha dois embriões preservados e perguntou ao médico se poderia engravidar de novo, mas foi desaconselhada por conta de problemas de saúde que teve em ambas as gestações. Por este motivo, ela e Kanye West optaram por ter mais dois filhos gerados através de uma barriga de aluguel.
Paris Hilton

Em entrevista ao The Sunday Times, a socialite de 40 anos revelou que decidiu congelar seus óvulos após uma conversa com Kim Kardashian, que já havia passado pelo tratamento.
Como contou na ocasião, optar pela técnica foi uma forma de ter maior controle sobre a sua própria fertilidade.

“Ela [Kim] me apresentou ao médico dela e me inspirou tanto a realmente fazer isso”, contou na ocasião.
“Acho que toda mulher deveria fazer isso, porque você realmente pode controlar e não ter aquele [pensamento de]: ‘Ai meu Deus, preciso me casar”, finalizou.
Ana Carolina

Hoje com 46 anos, a cantora congelou os óvulos aos 40 para poder engravidar no futuro caso tenha vontade de se tornar mãe.
“Congelei meus óvulos. Se vão virar bebê já é outra história”, disse na época em se submeteu ao tratamento.
Paula Burlamaqui

A atriz de 54 anos também já afirmou ter óvulos congelados para, quem sabe, um dia engravidar.
Há algum tempo, ela afirmou em entrevistas que sua vontade de ser mãe “vai e vem”, mas, caso construa uma família, poderá ser através do tratamento com os óvulos ou com uma adoção, independente de ter ou não um parceiro que a acompanhe neste “projeto”.
Mariana Weickert

Mãe dos pequenos Theresa, de dois anos, e Felipe, de um, a ex-modelo congelou os óvulos antes de ter os dois filhos, com menos de 35 anos.
Na época em que passou pelo tratamento, Mariana ainda não tinha certeza se ia querer engravidar e, com isso, afirmou que, caso decidisse não descongelar seus óvulos, poderia usá-los para ajudar outra mulher a realizar o sonho de ter um bebê.
Suzana Pires

A atriz e roteirista passou pelo tratamento para congelar seus óvulos quando tinha 38 anos. Atualmente, aos 45, ela ainda não fez uso do material para engravidar.
Sabrina Parlatore

Por causa do câncer de mama que enfrentou quando tinha 40 anos, a apresentadora decidiu congelar seus óvulos para que pudesse se tornar mãe no futuro, já que o tratamento de quimioterapia pode causar infertilidade.
Passados cinco anos e curada da doença, ela ainda não utilizou a técnica para engravidar.
