16 ideias para entreter as crianças em casa e deixá-las longe de celulares e tablets

Estimule a criatividade e crie bons momentos em família com atividades simples

Em um mundo tão conectado, está cada vez mais difícil deixar os filhos longe das telas. Passeios ao ar livre e áreas comuns dos prédios são opções para divertir a criançada. No entanto, em dias de chuva ou frio extremo, fica os pais precisam de um jogo de cintura para entreter as crianças.

Para evitar que os pequenos recorram aos celulares, tabletes e TVs, algumas atividades podem garantir muita diversão, estimular criatividade, além de proporcionar momentos especiais em família.

Brincadeiras para entreter as crianças

O ideal é criar atividades usando o que você tiver em casa. Opte por atividades simples e peça ajuda das crianças também na hora de montá-las.

Álbum de família

Que tal relembrar momentos importantes e deixar a criatividade da criançada fluir? Use fotos impressas, revistas, canetinhas e adesivos, por exemplo, para criar um álbum especial da família.

A ideia é se inspirar em páginas de scrapbook para fazer montagens especiais. Por isso, vale tudo: cortar fotos, desenhar sobre elas e até escrever frases que combinem com o momento registrado.

Pais brincando com bebê. (Crédito: Pavel Danilyuk/Pexels)

Mão na massa

Para as crianças que se interessam na cozinha, ajudar com receitas diferentes sempre pode ser uma diversão. Para deixar tudo ainda mais divertido, você pode assar cupcakes ou biscoitos e deixar seus filhos decorarem eles com chocolate e confeitos.

Até mesmo os mais novos podem ajudar a fazer a massa. Permita que eles despejem os ingredientes na tigela ou auxiliem mexendo a mistura, por exemplo.

Caça ao tesouro

Que tal transformar os doces feitos pelos seus filhos em um verdadeiro tesouro? Depois de prontas, guarde as guloseimas em um pote e esconda em um algum cômodo da casa.

Para a busca, monte dicas que estimulem o desenvolvimento das crianças. Aposte em temas que já fazem parte da rotina delas e estimulem o raciocínio. Caso seu filho esteja iniciando a alfabetização, você pode ser mais direto ensinando como se escreve o nome do local onde está a próxima dica.

Oficina de massinha

Sucesso entre a crianças, o slime é diversão antes e depois de ficar pronto. Isso porque, você pode estimular também que eles criem decorações de jeitos diferentes usando glitter e corante diferentes.

Na onda de criar massinhas, que tal ensinar a fazer papel machê? Além de poder modelar, o resultado vira uma escultura que você seu filho poderá decorar como quiser.

Sala labirinto

Para montar esse jogo, você vai precisar de barbante e fita crepe. Então, use o barbante para dificultar a passagem dentro de um cômodo.

Depois de montado, seus filhos precisarão atravessar o local sem esbarrar nas linhas. Aumente o grau de dificuldade de acordo com a idade das crianças. Você pode também estipular um tempo para que elas realizem a missão.

Pais cozinhando com bebê. (Crédito: PNW Production/Pexels)

Futebol de tampinhas

Que tal mostrar como eram as partidas de futebol de botão de um jeito adaptado? Em uma mesa, demarque os gols e coloque tampinhas de garrafa como se fossem os jogadores. Para a bolinha, modele um pedaço de papel alumínio.

Para avançar com as tampinhas, cada participante terá que usar os dedos para “chutá-la” sendo que só poderá fazer um movimento por vez até conseguir emplacar o gol.

Basquete de meias

Use um balde para criar o cesto e faça bolinhas com meias para este jogo. A ideia é que as crianças consigam marcar pontos, mas você pode também criar mais dificuldade colocando mais de um cesto e sugerindo que cada um deles valha um ponto diferente.

Plantar feijões

Já pensou em mostrar para seus filhos como as plantas crescem? Se eles ainda não tiveram essa experiência na escola, você pode aproveitar esse tempo para isso.

Para isso você vai precisar de alguns grãos de feijão e algodão. Além de ensinar como as plantas crescem, você pode estimular a responsabilidade e paciência das crianças já que elas precisarão regar os grãos e esperar brotar.

Stop

Estimule o conhecimento dos seus filhos com o jogo de Stop. Para as categorias, você pode selecionar coisas que façam parte da rotina das crianças como nomes de personagens de desenhos, músicas infantis, cores, animais e outras palavras que eles já estejam adaptados.

Lembre-se que será necessário escrever cada palavra, por isso, a brincadeira é indicada para crianças já alfabetizadas.

Jogos nostálgicos

Que tal mostrar para as crianças como você se divertia na infância? Monte tabuleiros de damas com uma folha de papel e tampinhas de garrafa. Caso tenha um baralho em casa, você pode ensinar alguns jogos de acordo com a idade de seus filhos e criar até uma versão de Uno.

Com uma folha de papel, você pode ainda criar seu próprio tabuleiro e pedir ajuda dos seus filhos para criar as regras e cartas do jogo.

Pais brincando com bebê. (Crédito: Karolina Kaboompics/Pexels)

Amarelinha de fita crepe

Seus filhos gostam de brincadeiras que precisem se movimentar? Então use uma fita crepe para desenhar uma amarelinha no chão sem precisar riscar seu chão. Para a pedrinha que deve ser jogada no número, você pode usar um saquinho com um pouco de arroz.

Pinball offline

Com uma caixa de papelão e alguns rolos de papel higiênico é possível criar o seu próprio pinball. Para isso, basta grudar os rolos na parte interna da caixa em direções variadas.

Você pode pintar ou numerá-los ou até criar cartas e sortear a sequência na qual a bolinha deve passar dentro dos rolos. Caso não tenha uma bola de tamanho apropriado em casa, faça uma amassando um pouco de papel-alumínio.

Minigolf caseiro

Caixas de papelão também servem para outra atividade. Com a parte aberta virada para o chão, faça casinhas na lateral maior de diferentes tamanhos. Cada uma delas valerá um ponto, sendo a menor a mais valiosa.

Para jogar a bola, use um rodo. A bolinha pode ser feita com meias, mas lembre-se se fazer o menor buraco de um tamanho que ela possa caber.

Tambor de bexiga

Tem latas vazias de tamanhos variados e bexigas em sua casa? Então você pode construir um instrumento musical! Para isso, basta cortar a parte menor da bexiga e cobrir a área aberta das latas com o restante. Cada tamanho resultará em um som quando a criança bater sobre a bexiga.

Hockey de balão

Bexigas também podem virar as bolas de um jogo divertido. Para ele, coloque baldes de tamanhos variado e o cesto de roupa deitados no chão com a abertura virada para as crianças.

Para vencer nesse jogo, deve-se acertar as bexigas dentro dos buracos usando um rodo.

O que está em minhas mãos?

Estimule os sentidos das crianças com esse jogo. De olhos vendados, elas podem adivinhar o que estão segurando. Você pode criar várias fases em que poderá usar só o tato, o paladar, olfato e até a audição.

Atividades infantis