5 coisas que os pais não podem fazer ao dar banho no recém-nascido

por | ago 3, 2016 | Gravidez e bebês

Mesmo realizando aulas e praticando exaustivamente com bonecos, muitos pais de primeira viagem consideram um grande desafio o momento de dar banho no recém-nascido. De fato, tudo parece complicado a princípio, mas driblar a insegurança é o primeiro passo para completar a tarefa com sucesso. Para evirar erros comuns, conheça coisas que os pais não podem fazer ao dar banho no bebê:

Erros ao dar banho no bebê

1. Deixar o bebê sozinho na banheira é um erro aparentemente banal, mas que pode ser fatal, já que recém-nascidos podem se afogar rapidamente em uma quantidade mínima de água. Na hora do banho, procure sempre ter todos os produtos separados para não ter que sair do banheiro. Caso tenha que se ausentar, peça para alguém cuidar da criança.

2. A preocupação em evitar que o bebê passe frio pode fazer com que pais aqueçam demais a água do banho. A pele do recém-nascido é muito sensível e pode se queimar facilmente, por isso é essencial testar sempre a temperatura da água antes de colocar a criança.

ShutterStock

3. Usar grandes quantidades de sabonete e xampus é outro erro que precisa ser evitado para que a pele sensível do bebê não fique ressecada demais. Lembrando sempre que apenas produtos indicados por especialistas e feitos especialmente para recém-nascidos devem ser usados no banho.

4. Deixe o banheiro aquecido antes de levar o bebê e tirar a roupinha. O ambiente frio ainda pode comprometer a saúde da criança quando ela sai quente da água. Procure minimizar o tempo em que o recém-nascido fique nu.

5. Esquecer de secar completamente o bebê é outro erro comum que pode ser facilmente evitado com calma e atenção. Use uma fralda, toalha macia ou paninho para secar todas as dobrinhas, sem nunca esfregar o tecido na pele da criança.

Visitas ao recém-nascido:  5 cuidados que os pais devem ter ao receber convidados