Você já deve ter ouvido falar sobre a figura da doula na hora do trabalho de parto, principalmente, nos nascimentos naturais e humanizados. A doula é uma profissional capacitada para acompanhar a mulher durante a gestação, parto e puerpério, oferecendo apoio emocional e físico, bem como informações embasadas cujo intuito é capacitar a mulher a fazer suas próprias escolhas.
Benefícios da doula na hora do parto
Não é só uma crença feminina, de acolhimento, segurança e experiência para esse momento tão importante. Estudos científicos comprovam os benefícios de estar acompanhada por uma doula durante o trabalho de parto são maiores do que aqueles obtidos quando o suporte é de um profissional de obstetrícia, familiar ou amigo.
Esse tipo de suporte contínuo, em que uma pessoa oferece apoio durante todo o trabalho de parto para a mulher, foi analisado em 21 estudos que avaliaram mais de 15 mil mulheres para identificar se essa é uma estratégia que melhora os resultados do parto. As pesquisas observaram que ter o suporte contínuo de uma doula levou aos seguintes benefícios:
1. Aumento de 8% no número de partos vaginais espontâneos;
2. Redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo e de 7% no uso de de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural);
3. Redução de 31% no número de mulheres com sentimentos negativos sobre a experiência de parto;
4. Redução de 10% no número de partos com fórceps ou extrator a vácuo;
5. Redução de 21% no risco de cesárea;
6. Redução de 30% no número de bebês com Apgar baixo;
Essa conclusão é confirmada pela médica obstetra Quésia Villamil em conversa com a blogueira Lu Ferreira, veja:
Curiosidades sobre gravidez
- 8 coisas incríveis que o bebê sente dentro da barriga: Entenda
- Como deixar o bebê mais inteligente ainda dentro do útero
- Desenvolvimento do bebê na barriga: Vídeo impressionante mostra