Os pais até tentam, mas, com tantas tentações ao alcance dos pequenos, como biscoitos recheados, salgadinhos e doces, fazer com que eles se interessem por alimentos saudáveis acaba se tornando quase uma missão impossível.
Persistir para que a criança deixe as guloseimas de lado e passe a adotar uma alimentação saudável é fundamental para mantê-la longe da obesidade e com a saúde em dia. E isso não inclui apelar para “chantagens” nada educativas em troca de colheradas. Confira sete truques para fazer com que o seu filho passe a se interessar por alimentos saudáveis:
Dicas para fazer seu filho amar comida saudável
Evite bebidas durante a refeição
Oferecer água, suco ou refrigerante durante as refeições acaba virando uma distração para a criança. Ao ver que a bebida está disponível, geralmente, ela prefere beber o líquido e, como ele ajuda a saciar a fome, acaba perdendo o interesse no alimento. O ideal é que você ofereça algo para o seu filho beber somente depois da refeição.
Capriche na decoração do prato
Deixar o prato decorado e bem colorido pode ser um atrativo e tanto. Como as crianças costumam se interessar por tudo o que é diferente, vale a pena investir em um prato com cores bem variadas e até montar carinhas ou desenhos com os alimentos. Forminhas e cortadores com formatos de animais ou formas geométricas podem te ajudar a incrementar o prato do seu pequeno.
Ofereça o que ele menos gosta primeiro
Se seu filho não é fã de salada, tente oferecer as verduras antes das outras coisas. Como ele estará com fome, é provável que ele não recuse o alimento, já que não existe nada que ele goste mais por perto.
Faça com que ele participe da preparação
Fazer com que a criança aprenda mais sobre os benefícios dos alimentos e se divirta durante a preparação é fundamental para que ela se interesse mais por eles.
Sob a sua supervisão, deixe que o seu filho separe os ingredientes, te ajude nas compras, amasse algum legume ou monte a salada, por exemplo. Isso faz com que ele fique curioso e até sinta vontade de provar algumas opções.
Não ligue para a sujeira
Na hora da refeição, não se importe com a sujeira. Coloque os alimentos ao alcance dos pequenos e deixe com que eles descubram a textura e o sabor da comida sozinhos. Ofereça garfos e colheres de plástico para que eles possam se servir. No começo, vale até deixar que eles peguem os pedacinhos com as mãos para criarem envolvimento com o alimento.
Ofereça novos alimentos e varie nos formatos
Deixar frutas e legumes sempre ao alcance dos pequenos pode fazer com que eles, ao sentirem fome, sintam vontade de provar e peguem gosto por eles.
Se o seu filho já recusou algum tipo de comida, não desista e tente apresentar o mesmo alimento com outro formato. Caso ele não tenha simpatizado com a cenoura em rodelas, por exemplo, experimente servir ralada, e por aí vai.
Aposte em brincadeiras na hora de comer
Transformar a hora da refeição numa brincadeira também funciona muito bem para fazer as crianças comerem melhor. Abusar da imaginação, como inventar histórias ou transformar a cozinha em um restaurante, pode ser um bom trunfo para fazer o seu filho se alimentar de forma saudável e ainda se divertir.