O número de mortes de bebês por sufocamento acidental aumentou em 184% de 1999 a 2015, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP). Isso só reforça o fato de que papais e mamães devem ficar cada vez mais atentos a pequenos detalhes durante o sono dos filhos.
Para ajudar no combate a esses casos, a AAP estipulou o ABC do sono, que nada mais é do que um conjunto de medidas e dicas que vão ajudar os pais, principalmente os de primeira viagem, a compor um ambiente tranquilo e seguro para os pequenos.
ABC do sono:
A – Alone (sozinho)
A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais, porém, não na mesma cama. O recomendável é que durmam ao lado da cama dos papais durante todo o primeiro ano de vida, ou ao menos os 6 primeiros meses.
B – On their back (de costas)
Os bebês costumam se mexer bastante durante o sono. Para evitar que virem a cabeça para o travesseiro, o ideal é que sejam colocados para dormir de costas, com a barriguinha pra cima.
quarto-bebe-berco-1016-1400×800.jpg
quarto-bebe-berco-1016-1400×800.jpg
C – In a crib (em um berço)
O recomendável é que os bebês durmam em um berço espaçado, sem muitos objetos, especialmente que possibilitem que possa se sufocar, como almofadas, bichinhos, cobertores e mantinhas.