Alimentos essenciais para crianças

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Além de auxiliar no crescimento e desenvolvimento das crianças, uma alimentação equilibrada também ajuda a melhorar o rendimento escolar e fornece a energia adequada para a prática de esportes. Mas nem sempre as crianças gostam de se alimentar bem. Por isso os pais precisam dar o exemplo e oferecer sempre opções saudáveis ao invés de guloseimas.

Leia também:

Nutricionista dá dicas para criar bons hábitos alimentares nos filhos

Escolas terão de oferecer lanches saudáveis

Obesidade infantil é cada vez mais comum

Uma pesquisa elaborada pela  Equilibrium Consultoria para a Kallogg’s levantou algumas dicas práticas para que a  alimentação das crianças seja mais equilibrada.

Alimentação infantil saudável

– O café da manhã é a refeição mais importante, pois é o que dá energia para começar o dia, além fornecer de muitos nutrientes que geralmente não são ingeridos em outras refeições. O consumo de alimentos balanceados pela manhã está relacionado com a melhora do rendimento escolar e com o controle de peso entre crianças e adolescentes. Um café da manhã saudável deve conter fibras, vitaminas e minerais, que podem ser encontrados nos cereais, pão integral, derivados do leite e frutas.

– A energia do organismo é fornecida pelos carboidratos, cujo consumo deve representar de 55% a 75% do valor energético total. A recomendação é de que mais da metade desse valor seja proveniente de alimentos fontes de carboidratos complexos, como os derivados do milho, do trigo e da aveia.

– A formação do hábito saudável começa dentro de casa e o consumo de alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais deve ser estimulado desde a infância. Coloque sempre uma fruta na mesa do café da manhã e, no almoço e jantar, opções de salada. Preparar as frutas, verduras e legumes com formas diferentes e criativas também ajuda a estimular as crianças.

– Estabelecer o horário das refeições ajuda a criar uma rotina e evitar o consumo de petiscos fora de hora ao longo do dia. Uma ideia para manter este hábito é fazer um cartaz na cozinha com os horários em que as crianças deverão comer, para orientar as mães ou as pessoas que cuidam delas. As crianças com mais de cinco anos poderão verificar sozinhas se já está na hora da próxima refeição e não irão pedir lanchinhos fora de hora.

– Fazer pequenos lanches entre as principais refeições do dia também é importante para controlar a fome das crianças. Os alimentos devem ser leves e nutritivos, como frutas, iogurtes ou barras de cereais.

– Estudos mostram que famílias que fazem pelo menos uma alimentação do dia juntas são mais saudáveis. Fazer as refeições em família é importante para que as crianças aprendam a se alimentar e a experimentar novos tipos de alimentos.