Crianças adoram guloseimas e, por isso, muitos pais têm dificuldade em fazer com que elas tenham uma alimentação saudável e equilibrada. Mas nem todas as delícias consumidas pelos pequenos fazem mal. O guia de Mitos e Verdades da Alimentação infantil, produzido pela empresa farmacêutica Sanofi e supervisionado pelo pediatra José Cláudio Monteiro, explica o que crianças podem comer sem problemas.
Leia também:
Como inserir hábitos alimentares saudáveis na rotina das crianças
5 dicas de alimentação saudável para crianças
Pais não devem usar comida como recompensa para os filhos
Criança pode comer pipoca?
Ao contrário do que muita gente pensa, a pipoca faz bem à saúde e, por isso, pode sim ser consumida. Um dos benefícios é que ela possui muitas fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Desde, é claro, que preparada da forma correta: com pouco sal e sem a adição de manteiga ou margarina no preparo. As de micro-ondas também devem ser evitadas.
Doce faz mal?
Sim, pois causa cáries e pode levar à obesidade. Mas ele não precisa ser totalmente excluído da alimentação infantil. A dica é liberar uma porção por dia, como leite com achocolatado, por exemplo. Já nas festinhas e outros eventos que acontecem ocasionalmente, o consumo está liberado.
Empanado de frango: como preparar?
A melhor forma de consumir os empanados é fazê-los em casa, ao invés de comprar os industrializados. Além disso, devem ser assados e não fritos, já que as frituras são as grandes vilãs da alimentação tanto de crianças como de adultos.