https://www.instagram.com/p/BrqTE0jHKnk/
Ao exibir nas redes sociais um momento de carinho e afeto com sua filha, a atriz norte-americana Gabrielle Union jamais poderia imaginar que causaria comoção entre seus seguidores e levantaria um debate sobre saúde.
https://www.instagram.com/p/BrEdAywn1mt/?utm_source=ig_embed
Em seu perfil no Instagram, a famosa publicou um vídeo em que aparece dando selinhos em sua filha e se deparou com diversos comentários criticando a atitude, considerada por muitos pouco higiênica e prejudicial ao bebê.
Beijar o bebê nos lábios é perigoso para a saúde?
O beijo na boca de bebês ou crianças é um hábito cultural e que pode mudar de acordo com cada região e composição familiar. A atitude pode ser muito natural para alguns, mas causar estranheza para outros. Mas do ponto de vista de saúde, o selinho nos pequenos pode ser prejudicial ou mesmo perigoso?
De acordo com a psicopedagoga Rosângela Hasegawa, o carinho entre pais e filhos deve existir, mas é importante ficar atento a condições de saúde e imunidade da criança, uma vez que o beijo na boca pode ser um fator de transmissão de bactérias e vírus.
Beijar o bebê libera hormônio do amor e faz bem para a criança, mas a carícia deve ser feita somente na pele íntegra, evitando regiões de mucosa e lesões onde microrganismo podem ser transmitidos com mais facilidade.
Produtos que possam conter substâncias alérgicas, como batons, hidratantes e perfumes também devem ser evitados. Vale ressaltar ainda que o selinho em bebês de até 5 meses não é recomendado, já que eles ainda têm o sistema imunológico muito vulnerável.
Cuidados com a higiene do bebê e das crianças
- Como higienizar a boca do bebê antes de os dentinhos nascerem?
- Uso incorreto do cotonete leva 34 crianças por dia ao pronto-socorro
- Lavar as mãos da criança toda hora contra vírus não é indicado