Bebê em formação na barriga da mãe

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Mariana Bueno

Do Bolsa de Bebê

Que mãe não gosta de acompanhar o crescimento da barriga e o desenvolvimento do bebê ao longo dos meses de gestação? A ansiedade costuma ser grande para vê-lo crescer e tomar forma. A obstetra Marcelle Escocard, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis, explica que isso começa a acontecer por volta de 10 semanas de gravidez e, a partir de 16 semanas já é possível saber o sexo do bebê.

Leia também:

Parto humanizado: o que é, vantagens e riscos

Gestação de gêmeos pede cuidados especiais

Desnutrição na gravidez compromete o bebê

Mudanças no corpo durante a gravidez

São muitas as mudanças que acontecem semana a semana de gestação, não só no corpo da mulher, mas também com o feto. O ganho de peso da gestante varia para cada caso, mas costuma ser maior no último trimestre, que é quando ocorre o depósito de gorduras.

Manter uma dieta balanceada evita o ganho excessivo de peso, é fundamental para uma gravidez saudável, garante a boa formação do bebê e ainda ajuda a recuperar a forma após o parto.

Por que as grávidas enjooam?

Já os enjoos durante a gravidez são mais comuns no início, devido ao aumento do hormônio Beta HCG, que ocorre de forma progressiva e pode ocasionar náuseas. “Depois ocorre uma estabilização dos níveis desse hormônio, o que faz com que as náuseas melhorem”, diz a médica.

Cerca de 70% das grávidas sofrem com esse incômodo, mas é possível evitar ou amenizar os enjoos com algumas medidas caseiras bem simples, como se alimentar da forma correta a cada três horas.

Movimentos do bebê na barriga

No final do primeiro trimestre, em torno de 13 semanas, o bebê já está totalmente formado. Mas os movimentos que as mães tanto se orgulham em sentir só se tornam perceptíveis entre 18 a 20 semanas, apesar de que, segundo a médica, o bebe se mexe na barriga desde o inicio da vida.

Hora do parto

A partir de 37 semanas, quando o parto já não é mais considerado prematuro, o bebê pode nascer a qualquer momento. Nessa etapa ele também já se encaixa na posição correta para o parto. É bom já deixar pronta a mala para a maternidade, para que não falta nada na hora do nascimento.

Com todas essas mudanças no corpo durante a gestação, é importante que a mulher se cuide para evitar o aparecimento de celulite, estrias e varizes. O vídeo tem algumas dicas:

https://www.youtube.com/watch?v=PnZPHTvLAU8