Beber muito chá verde emagrece, mas pode prejudicar sua fertilidade; entenda

istock

Não há nada mais gratificante do que uma boa xícara de chá verde na parte da manhã. É saboroso e lhe dá uma boa dose de energia. Além disso, ele traz uma enorme quantidade de benefícios para a saúde (como reduzir o risco de câncer de pele e fortalecer a sua memória), uma vez que é recheado de antioxidantes.

Porém, de acordo com um estudo publicado no Journal of Functional Food e ompartilhado pela revista norte-americana Women’s Health, beber muito chá verde pode afetar negativamente a sua fertilidade.

Testes não foram realizados em humanos

Para o estudo, os investigadores expuseram 48 moscas da fruta (Dropsophilia melanogaster) a diversas doses de antioxidantes conhecidos, como os polifenóis do chá verde encontrados na bebida. Eles deram a seis moscas de cada sexo quatro diferentes quantidades: zero, duas e meia, cinco e 10 miligramas. Depois, os pesquisadores dissecaram os órgãos reprodutores das moscas de frutas e examinaram seu conteúdo lipídico e proteico para testar sua toxicidade.

As moscas de fruta fêmeas que receberam 10 miligramas de antioxidantes (considerada uma dose elevada para insetos) tiveram uma redução significativa na sua reprodução, revelaram os autores do estudo. Além disso, a prole de moscas masculinas e femininas tratadas com uma dose elevada antioxidantes ficaram menores como adultos.

O bebê cujos pais foram tratados com os polifenóis do chá verde também tinham anormalidades genitais (as moscas macho apresentaram atrofia dos testículos, enquanto que as moscas fêmeas tinham estruturas de ovário menores e ovúlos menos maduros). No geral, os pesquisadores disseram que os efeitos foram maiores em moscas da fruta fêmeas do que nos machos.

Verdade ou mito? É possível engravidar fora do período fértil?