Bebês NÃO ficam com cor de cabelo e olhos que nascem: veja como muda

Muitos papais se surpreendem quando vêem os bebês com os olhos claros se nem o pai e nem a mãe têm olhos assim. Mais surpresos ficam ainda quando, depois de algum tempo, o olho muda de cor e escurece. Calma, isso é super normal e não significa necessariamente que há algum problema.

Com o passar dos meses, os olhos, os cabelos e até a pele do bebê costumam mudar do que era quando ele nasceu. Segundo o pediatra Paulo Telles, a cor dos olhos é definida pela cor da íris, que depende da melanina, responsável também pela cor dos cabelos e pele.

O médico explica que a produção da melanina costuma ser mais intensa nos seis primeiros meses de vida e que as mudanças costumam acontecer até o primeiro ano de vida.

Olhos

Geralmente, todo bebê costuma nascer com os olhinhos acinzentados ou em um tom de azul mais escuro, pois o melanócito, célula responsável pela produção da melanina, ainda não foi estimulada. Com o passar do tempo, se o melanócito produzir pouca melanina, o olho tende a ficar azul. Se produzir mais, vai ficando esverdeado. Os olhos castanhos e pretos são os dos bebês que produzem bastante melanina.

Porém, as mamães devem ficar alertas ao aparecimento de manchas brancas nos olhos, que podem ser sinal de doenças.

Cabelos

shutterstock

Quem nunca ouviu falar que os bebês trocam de cabelo? Isso é verdade, já que os fios acabam mudando com o tempo. Quando recém-nascidos, os fios são bem mais finos e leves, engrossando e ficando mais pesados com o tempo. Já as cores também podem mudar até os dois ou três anos, já que os pequenos agora estão fora do útero, expostos aos raios de sol, que interferem na produção da melanina.

Pele

A melanina também está presente aqui, na produção da cor da pele do bebê. Logo que nasce, sua pele tende a ser bem clarinha, com uma coloração rosada, e vai mudando com o passar das horas e dias. A partir dos seis meses, já é possível saber o tom da pele da criança.

Informações sobre bebês