Café da manhã melhora desempenho escolar

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Há pais que sofrem porque os filhos se alimentam mal. Mas ensiná-los a comer de forma correta não é tão difícil quanto parece. Quando são incentivados, eles aprendem rápido. Para isso, os pais têm um papel fundamental e precisam criar bons hábitos. A família exerce grande influência na rotina da criança e ela possivelmente não terá uma alimentação saudável se o restante da casa não tiver também.

Leia também:

Como educar o paladar infantil

Obesidade infantil é cada vez mais comum

Doença celíaca em crianças

Segundo a nutricionista Maria Lucia Tafuri Garcia, presidente da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição, as crianças devem fazer de cinco a seis refeições diárias, sendo o café da manhã, o almoço e o jantar as principais, que não podem faltar. E entre elas, devem ser dadas frutas ou lanches de forma que a criança coma pequenas porções, mas várias vezes ao dia.

Como fazer meu filho comer bem

Para incentivar as crianças a se alimentarem bem, ela sugere associar as refeições ao universo delas, ao que gostam de fazer no dia a dia, como joguinhos e desenhos animados. “É fundamental que a criança veja, em todas as refeições, o alimento como algo divertido e não uma punição, uma obrigação. A alimentação tem que ser interessante. A criança deve interagir com os alimentos. Deve-se incentivar a criança a fazer seu próprio prato, escolher alimentos coloridos, relacionar alimentos saudáveis a sentimentos bons, trocar a informação por histórias e jogos”.

Café da manhã ideal

Uma das refeições mais importantes é o café da manhã, que deve fornecer boas fontes de nutrientes e energia que serão necessárias ao longo do dia. Há, inclusive, estudos que mostram que crianças que tomam o café da manhã têm maior rendimento escolar e são mais dispostas a aprender. De acordo com a nutricionista, um exemplo de café da manhã deve incluir uma porção de cereais integrais, como aveia ou granola; uma porção de fibras, corresponde a duas colheres de sopa; uma xícara de chá de alimentos lácteos, como leite desnatado; duas fatias de queijo magro; um copo pequeno de iogurte; e frutas.

Para a hora do lanche, aprenda a fazer um sanduíche divertido para as crianças: