Câncer ocular raro da bebê de Tiago Leifert reforça importância do “teste do olhinho”

https://www.instagram.com/p/CZYO0sjr_mk/

Após a revelação do diagnóstico de retinoblastoma de Lua, filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin, o câncer ocular que atinge crianças de zero a cinco anos acabou se tornando um dos assuntos mais falados na web.

Diante da repercussão do tema, profissionais da área da oftalmologia passaram a reforçar a importância de um exame que todo recém-nascido deve fazer: o teste do olhinho.

Teste do olhinho em bebês recém-nascidos

De acordo com nota divulgada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o teste do olhinho deve ser feito em até 72 horas após o nascimento do bebê para a detecção de doenças oculares.

“Após essa abordagem inicial, o Teste do Olhinho dever ser repetido pelo pediatra ao menos três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida da criança”, aponta o comunicado, ressaltando que posteriormente, entre três e cinco anos, a criança deverá voltar ao oftalmologista para uma nova avaliação.

Considerado o exame de vista mais importante para o diagnóstico precoce do retinoblastoma, ele é feito a partir do direcionamento de um feixe de luz diretamente sobre os olhos do paciente.

Como resultado, o profissional avaliará a cor do reflexo dessas luzes, podendo ser em alguns tons diferentes como avermelhados, alaranjados ou amarelado. Apenas a cor esbranquiçada ou inexistente é motivo para alerta e para a realização de outros exames.

Bebê na maternidade no colo da mãe
AleMoraes244/iStock

Filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin