Cansaço na gravidez: 5 dicas que ajudam a amenizar bastante o problema

por | ago 3, 2019 | Gravidez e bebês

A gravidez é uma experiência que transforma a vida da mulher em todos os aspectos. Não há dúvida de que o crescimento da barriga é a mudança mais notória, mas existem outras alterações que podem resultar em grande fadiga, algo normal devido a todos os ajustes que o corpo estará passando para garantir o crescimento do bebê.

Cansaço durante a gravidez

Durante o primeiro trimestre da gravidez é normal sentir fadiga. Lembre-se que uma nova vida está crescendo dentro de você, o que exige muita energia do seu corpo. Seu organismo produz e bombeia mais sangue para que oxigênio e nutrientes sejam transportados ao feto.

Além disso, para manter sua gravidez, os níveis de progesterona aumentam, o que, segundo a ginecologista Rosa Maria Neme, é o principal causador do cansaço e sonolência.

Por fim, toda a experiência da gestação pode ser intensa, o que também afeta seu estado emocional, o que, invariavelmente, também pode fazer com que você se sinta mais exausta.

Mais tarde, no segundo trimestre, esse cansaço se dissipa até o último trimestre da gravidez, quando a fadiga retorna, principalmente porque você está carregando um bebê muito mais pesado.

Além disso, você pode ter problemas para dormir, azia, dor nas costas, cólicas, muito desejo de ir ao banheiro e outros sintomas que acabam resultando em desgaste físico. “Ocorre que, sem dormir direito, a gestante fica cansada e o parto normal pode até tornar-se mais longo em virtude disso”, pontua o ginecologista e obstetra Dirceu Faggion.

Mas não se preocupe: existem várias ações e hábitos que você pode realizar para que o cansaço não seja tão incômodo.

Cuide bem do seu sono

É importante que você obtenha suas horas de sono. Tente ir dormir mais cedo e tente descansar pelo menos oito horas por dia. Se você tiver a oportunidade, pode começar a tirar cochilos curtos de cerca de 15 minutos durante o dia.

“O ideal é que a grávida fique apoiada sobre seu lado esquerdo já que, dessa forma, não pressiona a veia cava com o útero, melhorando a respiração, a função renal, evitando inchaços e incômodos pela hipotensão”, indica Dirceu para uma noite mais agradável.

Alimentação e hidratação

Embora seja importante manter-se hidratada, evite tomar líquidos nas últimas duas horas antes de dormir. Isso reduzirá o número de idas ao banheiro à noite, fato que pode atrapalhar e interromper seu descanso.

Procure ainda fazer refeições leves no jantar, seguindo recomendações médicas. Um jantar muito pesado dificulta a boa digestão e pode causar azia e dores de estômago.

“É preciso que a gestante mantenha uma dieta rica em alimentos pouco calóricos, sobretudo, à noite. Saladas, grelhados e sopas são as melhores opções”, recomenda Rosa Maria.

Ajuste suas atividades

Durante a gravidez é bom fazer uma pausa e reajustar a rotina para evitar excessos.

Escolha as atividades mais importantes e menos estressantes e deixe as outras em segundo plano.

Peça e aceite ajuda

Seu parceiro, sua família e amigos podem oferecer atenção ou tempo para ajudar com os cuidados da casa, das crianças ou de qualquer outra atividade que você tenha que realizar.

Aceite as propostas e, se achar necessário, não tenha medo ou vergonha de pedir auxílio.

Pratique atividades físicas

A menos que seu médico tenha proibido, o exercício de baixo impacto é uma excelente maneira de ativar seu corpo e liberar endorfinas, o que fará com que você se sinta feliz.

Uma caminhada de 30 minutos ou yoga são excelentes atividades para oxigenar seu corpo e ativá-lo.

“Exercícios melhoram a circulação, reduzem o estresse e a ansiedade, promovendo alongamento e relaxamento”, justifica Dirceu.

Cuidados durante a gravidez

Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
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