Além de fazer caminhadas para manter a forma, a jornalista Fernanda Gentil também está cuidando da alimentação para evitar o ganho excessivo de peso na gravidez. Mas, nas primeiras 12 semanas, ela confessou ter “chutado o balde” e, por isso, acabou ganhando 3kg. “Andei exagerando. Comi fast food, pizza, sorvete, açaí, muitos pães, brigadeiro, macarrão à noite, tudo o que me dava na telha”, contou ela ao site do Globo Esporte.
Leia também:
Dicas para não engordar demais na gravidez
Alimentação na gravidez x peso do bebê
Dieta rica na gravidez fornece saúde ao bebê
A meta agora é manter uma alimentação saudável aliada aos exercícios para engordar apenas 7kg até o fim da gestação. Todos os cuidados com a gravidez de Fernanda Gentilpoderão ser acompanhados no quadro “Mamãe Gentil”, exibido aos domingos no “Esporte Espetacular”, da Rede Globo, no qual ela conta com a ajuda de profissionais, como a nutricionista Eveline Duarte.
Dieta da Fernanda Gentil na gravidez
A nutricionista explica que o aumento de peso na gravidez deve ser avaliado com exames laboratoriais periódicos e controle de peso do bebê, sempre com uma dieta individual para cada gestante, de forma a garantir o bom desenvolvimento fetal, um parto apropriado e o sucesso no aleitamento materno. O acompanhamento profissional é importante não só para que sejam consumidos os nutrientes corretos durante a gestação, mas também para que a mulher não tenha dificuldade para perder peso após o parto. Confira o cardápio:
Desjejum (6h40): 1 pera
Colação (8h20): 2 fatias de pão integra, 1 fatia de queijo minas frescal, 1 iogurte natural, 1 colher de sobremesa cheia de semente de chia
Lanche extra (10h30): 1 banana, 1 colher de sobremesa cheia de farelo de aveia
Almoço (13h30): 1 colher rasa de arroz integral, 1 concha pequena cheia de feijão preto cozido, hortaliça A (alface, berinjela, brócolis, cebola, couve, pepino, espinafre e tomate) + hortaliça B (abóbora, abobrinha, beterraba, chuchu, pimentão, cenoura, quiabo), 1 bife de peito de frango sem pele cozido, 1 copo de limonada sem açúcar
Lanche extra 2 (17h): 2 unidades de castanha do Pará, semente de girassol, um punhado de uva passa
Lanche da tarde (18h): 2 fatias de pão integral, 1 fatia de queijo minas frescal, 1 manga
Jantar (22h): 1 colher de sobremesa cheia de arroz integral, hortaliça A (mesma lista do almoço), 1 omelete simples, 1 concha média cheia de grão de bico cozido, hortaliça B (mesma lista do almoço)
Melhores alimentos para gestantes

Para se manter alimentada e hidratada mesmo com a rotina puxada de trabalho, Fernanda leva na bolsa alguns alimentos.

A água não pode faltar, pois garante a hidratação frequente e ajuda a evitar os inchaços.

A banana é importante pois é fonte de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras.

Outra opção para um pré-lanche rápido são as sementes de girassol, que garantem saciedade.

Para evitar os enjoos e a queda da glicose, a dia são as uvas passa.

O mix de castanhas, amêndoas e nozes também é indicado, pois possuem selênio, magnésio, zinco e vitamina E.