Catarata congênita é maior causa de cegueira infantil

Um problema geralmente associado aos idosos, a catarata atinge 0,4% dos bebês e á principal causa da  cegueira infantil. O problema é congênito, ou seja, adquirida durante a gestação, sem nenhum componente de hereditariedade.

Leia também:
Bebê prematuro tem tendência a problemas de visão
Como identificar problemas de visão em crianças
O bebê enxerga ou só vê vultos quando nasce?

“A  catarata infantil ocorre por alterações no formato do cristalino, impedido a passagem de luz. As possíveis são as anomalias de desenvolvimento, como rubéola,  toxoplasmose e sífilis materna”, explica o oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, diretor médico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz. Para evitar consequências mais sérias, o diagnóstico precoce e o tratamento cirúrgico imediato são fundamentais. 

Diagnóstico de catarata em crianças

O diagnóstico precoce é a chave para evitar complicações irreversíveis. “Porém, normalmente é difícil e pode passar despercebido, já que o exame biomicroscópico poucas vezes é realizado em bebês”, diz.

O teste do olhinho feito nos bebês é importante para detectar qualquer opacidade no olho, inclusive a catarata congênita.

O tratamento cirúrgico nas primeiras semanas de vida tem resultados bem-sucedidos a curto e longo prazo, além de contribuir para um baixo índice de complicações e melhor recuperação.

Levar os filhos para consultas com o oftamologista também é importante para identificar o problema corretamente. Quanto mais cedo a identificação, melhor para o tratamento.

Nos casos de cataratas parciais, o tratamento pode ser realizado com colírios midriáticos, oclusão e óculos especiais para melhorar a acuidade visual.