Chá para aliviar cólica no bebê: 2 ervas combatem o desconforto

por | out 3, 2017 | Gravidez e bebês

Nada mais natural que o bebê começar a chorar subitamente por estar sofrendo de crises de cólica. Elas geralmente ocorrem a partir do entardecer e são decorrentes de uma imaturidade do intestino do recém-nascido. As cólicas do bebê costumam ser mais frequentes nos primeiros meses de vida – depois o intestino amadurece e as dores incomodam menos. 

Como evitar cólica infantil com chá

É por isso que, durante o período de amamentação, as mães precisam ter alguns cuidados com a ingestão de determinados alimentos, bebidas e até medicações para evitar as cólicas dos bebês. Tudo porque o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses, de acordo com recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Nesse período, portanto, todo líquido que não seja o leite não deve ser oferecido aos pequenos.

istock

Após os seis meses de vida do bebê, quando começa a introdução alimentar e ele passa a consumir frutas e sucos, pode também tomar chás. Conheça quais infusões têm ação digestiva e amenizam os desconfortos gástricos dos pequenos:

Erva cidreira

A erva, também conhecida como melissa e bálsamo-de-limão (‘lemon balm’, em inglês), possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários distúrbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas. 

Erva-doce

Por suas propriedades alcalinizantes, a erva-doce funciona como estimulante digestivo e diurético. Por isso, ela é reconhecida como erva eficiente para combater cólicas e gases intestinais, além de ser diurética e expectorante.

A infusão das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais e acalma excitação nervosa dos bebês. Por isso, é considerado o chá mais popular para acalmar os pequenos.

Antes da oferta aos bebês, consulte o pediatra e cheque se o consumo dos chás já está liberado.

Macetes para aliviar a cólica do bebê