*Esta matéria possui conteúdo publicitário
A chegada de um bebê é sempre motivo de alegria e o principal desejo dos pais é que a criança nasça saudável e saia direto da maternidade para a casa. No entanto, às vezes a existência de uma doença congênita atrapalha esses planos, mas, quanto mais cedo ela for tratada, melhor será a recuperação. Pensando em oferecer total suporte às crianças com problemas no coração, a Rede Perinatal inaugurou em 2002 seu serviço de cirurgia cardíaca pediátrica.
Leia também:
Como voltar a trabalhar depois de ser mãe
Pediatra dá dicas para cuidar dos recém-nascidos
Meu filho só chora! O que eu faço?
Na Perinatal, os cuidados com o bebê cardiopata começam muito antes de seu nascimento. Durante a gestação, uma equipe especializada em ecocardiografia fetal identifica a doença e permite que a gestante de à luz no mesmo local em que seu filho será operado, eliminando os riscos do transporte. A unidade responsável por esse atendimento é a Perinatal Barra, no Rio de Janeiro, que oferece UTI de 10 leitos, onde a criança fica o tempo todo acompanhada por um familiar.
Para atender a este grupo de pacientes de grande complexidade, o hospital investiu em equipamentos e profissionais de altíssima qualidade. A chefia da equipe cirúrgica é do Dr. Jefferson Magalhães, treinado pelo respeitado cirurgião Dr. José Pedro da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Já a equipe médica está sob o comando da médica especializada em cardiologia pediátrica Dra. Sandra Pereira. Além de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, o grupo conta com a presença de psicólogas que buscam oferecer apoio aos pais nos períodos pré e pós-operatório.
Cirurgia cardíaca em recém-nascido pelo SUS
Inicialmente, o serviço cirúrgico era destinado apenas às crianças atendidas por planos e seguros de saúde, mas, em 2009, a Perinatal começou a receber pacientes cobertos pelo SUS. Isso aconteceu graças a um convênio firmado com a Secretaria Estadual de Saúde do RJ, que identificou que os hospitais públicos da cidade não conseguiam atender toda a demanda de pacientes nessas condições. Em junho de 2014, foram realizadas 1000 cirurgias pelo programa do governo. Somando-se as crianças com planos de saúde, são mais de 2000 cirurgias realizadas em apenas 30 dias.
Serviço
Perinatal Barra
Tel: (21) 3722-2000
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 201 – Barra – Rio de Janeiro, RJ
Perinatal Laranjeiras
Telefone: (21) 2102-2300
R. das Laranjeiras, 445 – Laranjeiras – Rio de Janeiro, RJ
Imagens meramente ilustrativas. Crédito: Thinkstock