Jantar com a família sentada à mesa pode ajudar não só a relação familiar como também a diminuir o envolvimento do adolescente com álcool e drogas. Isso é o que mostra um estudo da National Center on Addiction and Substance Abuse da Columbia University.
Benefícios de comer com a família
Ao analisar mais de dois mil adolescentes com idades entre 12 a 17 anos, pesquisadores constataram que aqueles que não fazem a refeição com seus pais regularmente (entre duas ou menos) tem ao menos duas vezes mais chance de envolvimento com álcool e maconha e quatro vezes mais chance de uso de tabaco. Além disso, eles apresentam também quatro vezes mais interesse em provar algum tipo de droga futuramente.
Para os pesquisadores, o diálogo proporciona benefícios psicológicos para o jovem. Isso garante que eles tenham força para lidar com as pressões de amigos para fumar ou beber. O estudo, no entanto, não considerou outros fatores como prática religiosa, família instável ou educação escolar, mas constatou que os jantares são benéficos para toda a família.
Álcool e drogas na adolescência
- Conheça as coisas que os adolescentes não te contam
- Pais podem influenciar filho adolescente a consumir álcool; saiba o que evitar
- Característica cerebral explica por que adolescentes amam tomar decisões erradas





