Bebês recém-nascidos passam cerca de 16 das 24 horas do dia dormindo. Depois, pouco a pouco o seu período de sono diminui até que, aos cinco anos de idade, as crianças dormem entre 10 e 12 horas por dia. O sono infantil acontece durante interações fisiológicas extremamente complexas, que envolvem muitas áreas do cérebro, igual ao adulto: a função cardiovascular, a função respiratória, a regulação de temperatura, o metabolismo e o fluxo sanguíneo do cérebro, as funções renal, alimentar e endócrina, assim como o sistema imunológico.
Qual a diferença?
No entanto, quando um bebê de ser humano nasce, seu cérebro ainda não está completamente pronto. E é exatamente enquanto os recém-nascidos dormem que seu desenvolvimento acontece, e é quando as crianças solidificam todos os seus aprendizados. É durante o período de sono que registram informações como a fala, movimentos de engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.
Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.
De acordo com um artigo divulgado em 2016, pela Academia Americana de Medicina do Sono, dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional. Muito porém, a tranquilidade de seu sono seja facilmente afetada.
Sono tranquilo: Cuidado necessário
O sono da criança é afetado por ruídos e pela temperatura ambiente e é também modificado por eventos ocorridos no dia anterior. Podem ser experiências estressantes como, por exemplo, uma consulta médica ou vacina, machucado ou tombo. Dessa forma, eventos sociais e emocionais também podem ajudar ou atrapalhar o sono tranquilo, com consequências para o desenvolvimento da criança.
Vantagens de dormir bem
- Ter uma boa noite de sono ajuda a perder peso
- Você já teve orgasmo no sono? Posição favorece
- Médico ensina como dormir em segundos com respiração