Confusão de Ewbank sobre a anatomia do seio pode causar problema ao amamentar

por | jul 8, 2020 | Gravidez e bebês

De algumas semanas para cá, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso encontraram uma forma bastante divertida de se informarem melhor sobre temas relacionados a gestação, respondendo ao “Quiz dos Bebês”, no canal de YouTube da loira.

No terceiro episódio do quadro, compartilhado no dia em que a famosa completou 39 semanas de gravidez, o casal recebeu novas perguntas sobre o universo da maternidade, incluindo uma que os deixou bastante em dúvida. Saiba mais:

Dúvidas sobre maternidade

Pais de Titi, de sete anos, e Bless, de seis, Giovanna e Bruno têm vivido novas experiências à espera do terceiro filho, Zyan, uma vez que esta é a primeira gravidez da artista.

Com isso, o casal ficou em dúvida sobre como responder diversas questões apresentadas nas três partes do “Quiz do Bebê”.

Uma delas, que gerou bastante debate entre o casal, foi: “O bebê suga o leite não só do bico do seio, mas também da aréola. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?”.

Logo após ouvir a frase, Giovanna respondeu com tom bastante firme que ela é falsa. Bruno, por sua vez, disse que é verdadeira. “Ele suga o peito todo, mas acho que o leite só sai do bico”, ele tentou explicar.

Ao descobrirem que a frase é, de fato, verdadeira, a atriz ficou chocada com a informação e chegou até mesmo a checar seus próprios seios durante o vídeo para tentar entender melhor.

Por onde sai o leite materno?

De acordo com Elisabete Ostrowiski, ginecologista do Hospital Adventista Silvestre, do Rio de Janeiro, a afirmação de Gagliasso está correta. Isso porque, ao fazer a pega correta do seio, o bebê abocanha grande parte da aréola, fazendo com que o leite saia pelo bico (ou mamilo).

O leite sai pelo mamilo. Dentro da mama, contudo, existe o lóbulo mamário, que é onde o leite é ‘estocado’. Ele, então, passa pelos ductos mamários, que desembocam no mamilo”, esclareceu ao VIX.

Para que o bebê encaixe da forma correta no seio, a profissional explica que é necessário que ele fique de frente para a mãe, com a cabecinha alinhada ao corpo e os lábios para fora, como uma boquinha de peixe. Assim, ele conseguirá abocanhar toda ou a maior parte da aréola, estimulando a saída do leite com a ajuda do movimento que ele faz com a língua para sugar.

“A pega correta é muito importante para que o bebê consiga sugar o leite necessário. Além disso, evitará fissuras no mamilo, que é algo doloroso e que pode prejudicar a amamentação”, alerta Elisabete.

“As fissuras podem ser uma porta se entrada para bactéria, originando mastite, quw é a infecção da mama. Se não cuidar, pode evoluir para abscesso mamário, que muitas vezes necessita ser drenado em centro cirúrgico. Por isso é tão importante a pega correta. Pois muitas vezes, por falta de instrução adequada, a mãe desiste do aleitamento materno”, diz a especialista.

Há, ainda, o caso de mulheres que têm mamilos invertidos, ou seja, quando os bicos ficam virados para dentro. Segundo a ginecologista, este formato de seio pode dificultar a amamentação, mas não a ponto de impedi-la de acontecer.

“Com uma boa instrução, todas são capazes de amamentar”, ela garante.

Gravidez de Giovanna Ewbank