Conheça os cuidados para evitar que gripe em crianças evolua para quadros graves

por | ago 27, 2018 | Gravidez e bebês

Com as mudanças de temperatura, as crianças ficam ainda mais vulneráveis a doenças como a gripe. Febre alta, falta de apetite, tosse, calafrios, dores no corpo, na cabeça e garganta deixam o pequeno indisposto e, os pais, muito preocupados.

A gripe é altamente contagiosa, especialmente quando as crianças compartilham brinquedos e outros objetos na sala de aula ou, ainda, quando ficam expostas a gotículas de saliva expelidas por uma pessoa gripada. Os próprios pequenos podem espalhar a doença até mesmo antes dos sintomas aparecerem.

Complicações da gripe nas crianças

Além de repouso e ingestão de líquido, as crianças com gripe precisam de cuidados especiais para a doença não evoluir. Quando o pequeno está infectado pelo vírus influenza, as defesas do corpo ficam debilitadas, deixando o organismo predisposto a outras infecções secundárias.

Isso significa que a gripe pode se transformar em outras complicações, como inflamações no ouvido e até pneumonia. Crianças menores de 2 anos de idade, mesmo aquelas saudáveis, têm maior probabilidade de serem hospitalizadas devido às complicações da gripe do que as mais velhas.

Shutterstock

Os pais também podem ajudar a aliviar os desconfortos causados pelo quadro lavando o nariz com soro fisiológico, fazendo inalações e mantendo a criança longe de outras pessoas infectadas. Se os sintomas persistirem, especialmente febre alta e peito carregado, é necessário levar o pequeno ao médico.

Prevenção da gripe

Medidas simples como uma alimentação balanceada, rica em frutas com vitamina C e verduras de folhas escuras, aumentam a imunidade e podem prevenir inúmeras doenças. Cuidados com a higiene da criança também são importantes, como lavar as mãos antes das refeições e sempre que voltar da rua.

Outra forma de proteger as crianças contra a gripe é tomar a vacina todos os anos. Disponível gratutitamente nos postos de saúde, a vacina contra a influenza pode ser feita em crianças de seis meses até cinco anos. A imunização protege contra três subtipos do vírus da gripe, H1N1, H3N2 e influenza B.

Cuidados com a saúde da criança