Contato pele a pele entre mãe e bebê; médico explica importância do toque logo após o nascimento

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

O contato físico entre a mulher e o bebê logo após o nascimento pode trazer uma série de benefícios para ambos e, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, é também importante para fortalecer a saúde dos dois. “Durante a primeira hora de vida do bebê fora da barriga, é importante o contato físico com a mãe, que transmite o calor do corpo, conforto e carinho para a criança”, explica o obstetra Dr. Renato Sá.

Leia também:
Parto humanizado: mulher participa do nascimento do bebê de forma ativa 
Saiba quais são os principais cuidados do pós-parto 
Terapias alternativas aumentam vínculo entre mãe e filho

Além disso, quando a mãe amamenta o bebê pela primeira vez, o corpo libera uma substância chamada ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”. Esse composto é especialmente importante para a saúde da mulher porque provoca também contrações musculares no útero e, assim, reduz a perda de sangue.

Durante toda a gravidez, na amamentação e no primeiro contato físico após o nascimento, a mãe passa para o bebê algumas bactérias importantes para fortalecer o sistema imunológico da criança. “Os recém-nascidos que têm contato com a mãe logo após o parto têm menos chances de sofrer com infecções e alergias alimentares”, afirma o obstetra.

Quando cortar o cordão umbilical?

Segundo o médico, o ideal é esperar algum tempo antes de cortar o cordão com o objetivo de diminuir o risco de complicações de saúde. “Logo após o nascimento, quando o bebê ainda está ligado à placenta pelo cordão umbilical, ele ainda recebe uma quantidade significativa de sangue. Isso reduz o risco de hemorragia intracraniana, de necessidade de transfusão de sangue e de anemia, por exemplo”, ressalta o médico.

No vídeo, o Dr. Renato explica mais sobre a importância do contato entre mãe e filho logo após o parto e lista benefícios desse ato. Assista: