Os recém-nascidos não nascem complemente cegos, porém demoram algum tempo até que sua visão esteja completamente desenvolvida. Por isso, nas primeiras semanas, é natural que não consigam focar à distância e levem alguns meses para que diferenciem cores e tonalidades, com profundidade.
Como despertar o olhar do bebê?
Assim sendo, uma ótima alternativa para estimular o desenvolvimento da visão do bebê é investindo em brinquedos que possam chamar a atenção com atrativos das cores certas. A partir de um mês, o bebê consegue ver cores, porém ele ainda não consegue diferenciar tonalidades diferentes, como vermelho ou laranja, por exemplo.
Uma maneira de chamar a atenção do bebê nas semanas iniciais de vida, é usando brinquedos e acessórios que tenham cores bem contrastantes entre o claro e o escuro, como branco e preto. Já por volta dos dois meses, a visão do bebê se ajusta, e ele passa a diferenciar melhor as cores.
Nos primeiros meses após o nascimento, as cores primárias vão seguir chamando mais a atenção do recém-nascido que as tonalidades secundárias. Então, dê preferência a brinquedos de pano e bonecos em tons bem vibrantes de vermelho, amarelo e azul. Estampas e padronagens chamativas dos tecidos também podem atrair o foco do bebê.

A partir dos quatro meses, o bebê já começa a perceber melhor profundidade e distância entre os objetos de seu interesse. Até que, aos 5 meses, sua visão já é bem mais sofisticada. Experimente fazer jogos de “esconder e achar”, disfarçando o local onde você guarda o objeto que é alvo de atenção do bebê para ver se ele descobre com o olhar.
Para incentivar o raciocínio e a aprendizagem
- Como estimular a inteligência do seu filho: 7 dicas
- Conheça 5 alimentos que melhoram a inteligência
- Pai presente pode ajudar a desenvolver inteligência da criança