Dieckmann ouviu que tinha 80% de chance de ter cesárea, mas não aceitou: veja a história

por | nov 23, 2016 | Gravidez e bebês

Carolina Dieckmann, mãe de Davi, nascido em 1999, e de José, oito anos mais novo, contou recentemente que teve os dois filhos em partos naturais. Em tempos em que as cesáreas nas redes privadas de saúde atingem mais de 90% dos nascimentos, contrariando a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que estima que apenas 15% deles deveriam ser cirúrgicos, conquistas como essas devem ser comemoradas e difundidas.

A atriz contou sobre suas experiências no programa “Vai, Fernandinha”, estrelado pela também atriz Fernanda Souza, no canal Multishow.

Ela descreveu os dois partos como “melhor coisa da vida”. “Não existe experiência mais louca, linda, forte, mais poderosa, mais de Deus e mais humana do que parir um filho”, contou extasiada.

Embora as duas gravidezes tenham tido desfechos felizes – ou seja, o desejo da mãe de ter um parto natural tenha sido respeitado – a segunda delas causou preocupação em Carolina.

Isto porque, como conta com bom humor na entrevista, ao notar que ela estava de 41 semanas e tinha engordado demais – foram 30 kg em noves meses – o médico disse que ela tinha 80% de chance de ter que se submeter a uma cirurgia cesariana.

AgNews

“Quando ele disse eu já ameacei: ‘Se abrir minha barriga vai ter que ligar minhas trompas’. Quando ele veio com a ameaça, eu ameacei de volta: ‘Amor, tira essa criança por baixo porque se você abrir minha barriga, vai ser o culpado por nunca mais gerar nenhum filho’”, contou a atriz explicando que como já tinha tido um parto normal, acreditava que conseguiria ter outro da mesma maneira.

Depois da manifestação da mãe, o médico disse que podia administrar ocitocina – um tipo de hormônio cujo objetivo é acelerar o trabalho de parto – para que ela pudesse tentar viver a experiência de novo.

Nesse momento, Carolina conta que pediu a Deus ajuda para que o trabalho de parto engrenasse – e ele engrenou. Para garantir que tudo saísse como o planejado, ela chegou até a esconder as contrações iniciais e só relatou as dores quando elas já estavam bastante intensas, sinal que o corpo dá de que a dilatação está aumentando.

O desfecho do caso da atriz foi positivo e serve de inspirações para que muitas mulheres persistam e digam aos profissionais que vão acompanhá-las quais são seus desejos, inclusive criando um plano de parto.

Parto normal no Brasil

Shutterstock

No entanto, a realidade da imensa maioria das mulheres é diferente. E muitos são os fatores.

No Brasil, ainda acredita-se erroneamente que a cesárea seja a via de nascimento mais segura – e não é.

Além disso, ainda é difícil romper com os médicos que são adeptos do procedimento indiscriminadamente e, muitas vezes, o realizam sem que seja realmente necessário.

A situação ainda é mais delicada para mulheres que depende do SUS (Sistema Único de Saúde), que não têm equipe específica e dependem das condutas dos profissionais de plantão no momento de seus atendimentos.

Shutterstock

Importância da cesárea

A cesárea é um procedimento importantíssimo e que salva vidas. Ela, no entanto, não é indicada para mães e bebês saudáveis.

Respeito acima de tudo

Ainda assim, mulheres que optam pela cirurgia devem ser respeitada e a escolha não interfere em nenhuma outra habilidade como mãe, assim como aquelas que querem viver a experiência do parto normal devem ter seus direitos garantidos sem julgamentos e obstáculos colocados por médicos e instituições.

Famosas que tiveram parto normal