É por isso que NENHUM pediatra quer que criança pequena tome suco (nem mesmo natural!)

por | fev 24, 2019 | Gravidez e bebês

Entre os seis meses e um ano, quando o bebê já iniciou a alimentação complementar, é comum que os pais comecem a oferecer suco de frutas aos pequenos. Natural ou em caixinha. Esta atitude, que muitas vezes serve também para acalmar a criança, pode inclusive prejudicar seu desenvolvimento.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (APP), não existem benefícios nutricionais para este tipo de bebida, já que um bebê pode se “encher” de suco e colocar outros nutrientes de lado, especialmente as proteínas, gorduras, cálcio e ferro que são essenciais para seu crescimento saudável.

Por que o bebê não deve tomar suco?

O pediatra Moises Chencinski afirma que o suco natural da fruta é considerado menos saudável que a própria poupa. Por isso, a recomendação é oferecer frutas inteiras ao pequeno a partir dos seis meses de idade. Não em forma de suco e, sim, amassadinhas como um purê.

No caso dos sucos de caixinha o problema é ainda maior, já que mesmo aqueles que trazem dizeres como “100% da fruta” na embalagem, podem apresentar conservantes, açúcares e outros nutrientes que não tem valor nutricional, mas que contribuem para o surgimento distúrbios como a cárie dentária e até mesmo a obesidade infantil.

Suco só depois do primeiro ano de vida

O leite materno ou a fórmula infantil devem ser os únicos alimentos do pequeno até os seis meses de idade. A partir desta idade, na etapa da alimentação complementar, os pais podem começar a introduzir água, frutas in natura e outros ingredientes sólidos. Sempre amassadinhos, sem bater no liquidificador.

A partir de um ano de idade, os pequenos já podem tomar aquele suquinho de fruta natural ou em caixinha, sempre com a ressalva de olhar no rótulo e verificar se o produto possui mesmo 100% de fruta. Neste caso, é importante eleger as bebidas que sejam pasteurizadas, para preservar seus nutrientes e evitar a contaminação de bactérias.

A recomendação do pediatra é ofertar de 120 a 180ml ao dia de suco natural para os pequenos entre 1 e 6 anos de idade, e 250ml diários para crianças acima dos 7 anos.

Nutrição infantil