Se por um lado o leite é considerado um alimento fundamental para o desenvolvimento das crianças, por outro, o alimento está entre as principais causa das de alergias nos pequenos. Uma pesquisa da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, afirma que o leite de vaca é a origem mais comum de alergias em crianças com menos de 5 anos de idade.
Este tipo de alergia traz alguns sinais bem característicos, como dificuldades na digestão, vômitos, dores abdominais, diarreia e até coceira na pele, inchaços nos olhos e lábios.
Leite é principal causa de alergias em crianças
A pesquisa apresentada no congresso anual da American College of Allergy, Asthma and Immunology analisou dados de 53 mil pais com crianças nos Estados Unidos, durante o período de um ano. Os cientistas constataram que cerca de 53% dos bebês alérgicos a alimentos com menos de um ano tinham alergia ao leite de vaca.

Estes números diminuem para 41% no caso de crianças de 1 a 2 anos e para 34% entre os pequenos de 3 a 5 anos de idade. Segundo os pesquisadores, estas descobertas sugerem que muitas crianças tendem a ter alergias ao leite nos primeiros anos de vida, mas que com o passar dos anos, elas superam este problema.
Cuidados com crianças alérgicas ao leite
Os cientistas ressaltam que os pais devem ficar atentos a qualquer reação das crianças após consumir o leite de vaca e procurar um especialista. O médico poderá passar um diagnóstico mais preciso e dar conselhos sobre como evitar o leite sem precisar cortar alimentos ricos em nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pequenos.
Embora nos primeiros seis meses de vida o leite materno consegue suprir as necessidades nutricionais dos pequenos, o leite e seus derivados devem ser inseridos gradualmente na dieta porque apresentam vitaminas A, B e minerais como cálcio, fósforo e potássio que são essenciais para as crianças crescerem com saúde.
Alergias em crianças
- Alergias mais comuns em crianças: conheça os sintomas
- Médico mostra alimentos que mais causam alergia
- Crianças com alergia a glúten: veja alimentos proibidos