null: nullpx
açúcar-Mulher

Este tipo de iogurte tem muito mais açúcar do que refrigerante: aprenda a diferenciar

Publicado 20 Dez 2018 – 04:00 AM EST | Atualizado 20 Dez 2018 – 04:00 AM EST
Reações
Compartilhar

Se você proíbe seu filho de tomar refrigerante, mas jamais recusa e fica até feliz em oferecer um potinho de iogurte no café da manhã ou lanche da tarde pode se surpreender ao saber que alguns tipos de iogurtes podem conter mais açúcar do que a doce bebida gaseificada.

Tipo de iogurte que tem mais açúcar que refrigerante

O iogurte é um excelente alimento para garantir saciedade e bom funcionamento do intestino, mas prestar atenção aos rótulos dos produtos é fundamental para não cair em ciladas.

Um estudo conduzido por pesquisadores da University of Leeds avaliou 900 tipos de iogurtes à venda nos supermercados do Reino Unido e descobriram que a maioria das marcas traz altas doses de açúcar.

De acordo com o levantamento, publicado pelo British Medical Journal, a maioria dos iogurtes industrializados, especialmente os com sabores de frutas, possuem mais de 10 g de açúcar a cada 100 g do alimento, quantidade maior do que a presente em um refrigerante.

Para se ter uma ideia, existe 10,6 g de açúcar por cada 100 ml de Coca-Cola, sendo que um mililitro de líquido pesa o mesmo que um grama.

Ainda segundo os estudiosos, apenas 2% dos iogurtes voltados para as crianças eram classificados como baixos em açúcar.

Os iogurtes naturais e os gregos foram os únicos que receberam destaques positivos, apresentando cerca de 5 g de açúcar a cada 100 g do alimento.

E mais: 55% dos iogurtes com baixo teor de gordura continham de 10 g a 20 g de açúcar por 100 g.

Ler atentamente os rótulos dos produtos ajuda a evitar a compra equivocada. Para ser considerado um iogurte natural de verdade, o alimento deve apresentar na descrição a presença de apenas dois ingredientes: leite e fermentos lácteos.

O consumo de iogurte natural nem sempre é bem aceito pelas crianças, especialmente se elas já se acostumaram com o alimento mais adocicado.

Mas uma boa maneira de agradar o paladar dos pequenos sem a inclusão de produtos que fazem mal à saúde é misturar iogurte com opções doces mais saudáveis, como mel, açúcar mascavo, frutas e geleia caseira, por exemplo.

Dicas para consumir iogurte

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse