Fala, identificação e responsabilidade são estimuladas com 4 brincadeiras divertidas

O desenvolvimento de crianças é um processo cheio de marcos. A fala, a escrita, a comunicação com o mundo, tudo isso são sinais de crescimento dos pequenos e cada passo costuma gerar comoção e um pitaco de ansiedade entre mães e pais. Nesse momento, estímulos são de fato importantes para nortear a criança e motivá-la. Por isso, algumas brincadeiras divertidas podem te ajudar nessa missão.

É importante reconhecer, contudo, que o progresso infantil não pode ser medido em uma equação matemática. Isso porque, cada criança tem seu tempo de aprendizagem que rejeita pressa, mas aceita incentivo e participação dos pais.

Brincadeiras divertidas para incentivar crescimento

Organizar uma caça ao tesouro

Organize uma busca ao tesouro em sua casa ou em outro espaço confiável. Dê instruções com poucos detalhes, por exemplo: “procure um objeto circular”, ou “eu quero um casaco roxo”.

Nesse caso, você pode pensar em formas, cores ou até números: “ache quatro almofadas”, por exemplo. As crianças são naturalmente curiosas e essa brincadeira estimula a procura, mas também a identificação e associação do pedido aos objetos que estão sendo procurados.

Crianças brincando. (Crédito: cottonbro studio/Pexels)

Quadro com fotos

Crie um quadro com fotos de familiares e amigos no quarto do pequeno. Embaixo de cada foto, cole uma fita adesiva com o nome e o grau de parentesco. Consulte o quadro com frequência e vá retirando aos poucos os adesivos à medida em que o pequeno for associando as palavras às pessoas.

Prolongue a atividade junto ao crescimento da criança, construindo com ela uma árvore genealógica divertida que pode inclusive ser uma peça de decoração no quarto.

Aprendendo a medir

Embora a régua seja a ferramenta de medição mais comum, uma forma divertida de ensinar seu filho a medir é utilizando itens do dia-a-dia. Por exemplo, pegue um item familiar, como uma maçã, e alinhe do chão até a parte de cima do sofá e pergunte “quantas maçãs precisamos para chegar ao sofá?”.

Organize os objetos junto com a criança e utilize essa brincadeira em diferentes contexto.

Crianças brincando. (Crédito: Jep Gambardella/Pexels)

Introduzir organização

Torne a organização da casa um jogo de adivinhação. Rotule recipientes e gavetas e pergunte às crianças onde certos itens pertencem, como: “onde seus brinquedos vão?”, “onde seus sapatos devem ser guardados?” ou  coloque itens em recipientes errados e peça para a criança te ajudar a achar o que está diferente.

Essas atividades são uma forma de começar a ensinar seus filhos sobre responsabilidades e ajudar os outros.

Atividades infantis