Filha de atriz teve crise com os cachinhos: vídeo mostra como elas resolveram juntas

Samara Felippo e a filha mais velha, Alícia, de 7 anos, protagonizaram uma cena cheia de significados e dicas úteis. O vídeo foi divulgado no Instagram da atriz, depois de a garotinha ter tido uma crise de aceitação desencadeada pela falta de representatividade.

Alícia tem o cabelo cacheado, já Samara, liso. Por isso, a mãe ainda não tinha completa dimensão dos entraves que crianças cacheadas enfrentavam no dia a dia. “Alícia mesmo num momento de crise, me confessou a pouca representatividade na escola, na sala de aula, nas propagandas, nos brinquedos. É essa nossa sociedade racista”, explicou.

https://www.instagram.com/p/BSPws1iDEas

Para ajudar a filha a sentir confiança e amor pelo seu cabelo, a atriz foi buscar informação sobre como cuidar corretamente dos cachos. Depois, procurou um cabeleireiro que soubesse cortar cabelos como o da Alícia.

Com o vídeo, além de mostrar a alegria da pequena e importância de empoderar e estimular a autoestima das meninas, Samara ainda deu dicas essenciais às mães e cuidadores de crianças com cabelos cacheados. “Cada cabelo é um, então mães, parentes, cuidadores de cacheadas, se informem antes de aceitar ‘um relaxamentozinho’ para diminuir o volume, um ‘produtinho’ para domar os cachos. Elas são únicas, poderosas e precisam entender o tamanho desse poder”, orientou.

https://www.instagram.com/p/BTsZRuxj3OG

Como cuidar de cabelos cacheados

Na gravação, durante o corte, Samara dá algumas dicas de como cuidar de maneira correta dos cachinhos.

  • Diferente dos fios lisos, fios enrolados devem ser cortados a seco. “Vai podando que nem uma mudinha”, brincou.
  • A mãe ainda lembrou que não é todo produto que pode ser usado. É importante priorizar aqueles criados especialmente para fios com essa característica.
  • Hidratações são importantes e bem-vindas.

https://www.instagram.com/p/BUevjgnD1mh

Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade que prioriza, na publicidade e no entretenimento, mulheres brancas e de cabelo liso. A consequência disso é a falta de representatividade. O problema afeta diretamente as meninas desde a infância, quando elas não se enxergam nas bonecas, nas princesas, nas personagens de desenho.

É por isso que o gesto de Samara é tão responsável enquanto mãe e a divulgação do vídeo e das dicas tão importantes para a construção de uma sociedade menos desigual e com meninas de cabelos cacheados mais seguras e potentes. Seu cabelo é lindo, Alícia!

Representatividade importa!