Shantal Abreu e Mateus Verdelho estão em êxtase com a chegada do primeiro herdeiro, Filippo. O casal tem compartilhado um pouco da nova rotina com o pequeno e mostrado uma cumplicidade linda na criação do filho.
Recentemente, a mamãe de primeira viagem compartilhou mais um momento no qual Mateus prova quebrar o estereótipo de que a mulher deve assumir o papel de cuidadora do bebê nessa fase do puerpério e mostra ser um pai presente – o que é muito importante na criação dos filhos. Veja:
Mateus Verdelho amamenta o filho
A amamentação é um momento visto como exclusivo entre mãe e filho. Apesar de ser verdade que somente a mulher tem a capacidade de produzir o leite e alimentar o bebê, Mateus e Shantal mostraram ser possível que o homem vivencie um pouco dessa experiência de uma maneira bem próxima da real, caso ele queira exercer a paternidade ativa.
A influencer postou um vídeo em seu Instagram no qual o marido aparece “amamentando” o filho através da técnica conhecida como finger feeding.
“Hoje foi um dos dias mais emocionantes da nossa vida como casal. @mateusverdelhomv sempre quis muito amamentar nosso filho, falava isso desde antes de eu engravidar”, escreveu na legenda.
Em seguida, Shantal conta como o companheiro realizou a experiência, que aproxima-se bem da sensação do aleitamento materno.
“Hoje ele pode ter essa experiência, o Filippo mamou no Mateus, podendo sentir exatamente na pele, o que eu sinto, o movimento da boquinha, da língua, a sensação deliciosa de estar alimentando seu filho, com o leite da sua esposa, além de liberar vários hormônios deliciosos com isso. Foi lindo”, finalizou.
Finger feeding
O finger feeding, ou “amamentação por dedo”, traduzindo para o português, é nada mais é do que a técnica sonda-dedo e auxilia mulheres a garantirem o consumo do leite materno pelos pequenos em momentos nos quais ela não pode oferecer o peito para a amamentação, por machucados, problemas de saúde e outros.
Também em casos nos quais os bebês acabam por ficarem órfãos de mãe, por exemplo, e precisam recorrer a um banco de leite, sendo uma maneira linda de criar laços entre pai e filho.
Assim, os pequenos podem contar com um desenvolvimento de seus reflexos orais, sucção e coordenação através de um método não-artificial.
A sonda-dedo também é válida entre os casais que buscam exercer uma paternidade mais ativa e querem que o homem também vivencie o momento do aleitamento e auxiliem às mulheres nesse período muitas vezes exaustivo.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o recém-nascido receba como único alimento o leite materno, por isso, as mulheres que são impossibilitadas de realizar a amamentação através dos seios podem ver na técnica uma alternativa à sucção de mamadeira – que é considerada prejudicial por conta da possível confusão de bicos que o bebê possa vir a fazer e, assim, acabar rejeitando o peito da mãe.
Inicialmente, a finger feeding tinha indicação apenas em casos em que os bebês precisavam ficar internados na UTI neonatal e era vista como meio de estimular a sucção e deglutição. Além de ajudar na coordenação com a respiração, especialmente em bebês neurológicos e prematuros, para os casos em que as funções orais eram realmente comprometidas.
Hoje, muitas vezes os recém-nascidos sem nenhum quadro clínico são submetidos ao procedimento, que não influencia como o uso de bicos artificiais no processo de aprendizado dele de sucção do peito e é uma opção também para os processos de translactação e o uso do copo.
Entretanto, é importante lembrar que a amamentação através dos seios da mulher deve ser a primeira opção, caso a mulher tenha total condição de oferecer o peito ao recém-nascido.
Como é feito a amamentação por dedo?
De acordo com a cartilha dos hospitais de Oxford, na Inglaterra, o volume de leite administrado é bem pequeno, e antes do casal optar por tentar a técnica, é importante que um profissional seja procurado para avaliar quais as possíveis alternativas e orientar como o procedimento deve ser realizado.
Basicamente uma sonda é acoplada ao dedo da mãe – no caso do casal, Mateus quis vivenciar a experiência – a outra ponta está em um frasco com o leite materno.
O dedo é oferecido ao bebê que irá iniciar a sucção e deve ser acompanhado de um profissional, que precisa orientar em relação a postura do bebê, assim como guiar o passo a passo para a retirada segura da técnica quando aplicada com frequência, evitando assim que o recém-nascido venha a rejeitar o peito da mãe.
Dicas de amamentação
- Dicas que toda mãe precisa receber ainda no pré-natal para a amamentação
- Como fazer o bebê pegar bem o peito e saber que ele está mamando direitinho
- Fissuras da amamentação: como evitar e tratar