Quando o pai segura o bebê no colo para acalmá-lo percebe que, muitas vezes, o pequeno fica ainda mais agitado. E isso dificilmente acontece quando a criança está nos braços da mãe.
A pediatra e educadora familiar, Dra. Luciana Herrero, afirma que a grande maioria dos pais passa por isso. E não tem nada a ver com o bebê gostar menos da figura paterna.
Por que os bebês se acalmam no colo da mãe?
A explicação é bastante simples: durante nove meses, tudo o que o bebê conhece é o útero da mãe. Ali é o seu universo: ele está acostumado com a frequência dos batimentos cardíacos, com a temperatura e até o cheiro do espaço dentro da barriga da mãe.

Quando nasce, o bebê sente a mesma segurança no colo da mãe, já que reconhece todos esses fatores que lhe proporciona conforto e tranquilidade. Isso sem contar a voz, o olhar e o toque materno. Desta forma, não é exagero dizer que o bebê para de chorar quando está nos braços da mulher que o gerou.
A pediatra afirma que o pequeno demora de 1 a 3 meses para assimilar o novo ambiente e se acostumar com o pai. Neste período, a recomendação é que o pai tente estreitar o vínculo com o filho, intensificando os cuidados diários com o pequeno.
Como favorecer a relação entre pai e bebê?
Em seu canal no Youtube, a médica afirma que é possível estabelecer uma conexão maior entre o pai e o bebê por meio de algumas ações, entre elas:

- Na gestação, é importante o pai se comunicar com o bebê dentro da barriga da mãe;
- Quando o pequeno nasce, é fundamental que o pai participe do dia a dia do bebê, dando banho, trocando fralda e fazendo parte de tudo o que acontece na rotina do pequeno;
- Uma forma de estreitar os laços entre pai e filho é a shantala, massagem que acalma e tranquiliza o bebê;
- Usar um sling e deixar o bebê bem próximo ao corpo também ajuda o pequeno a se acostumar com o cheiro e o calor do pai;.
- Não pegue o bebê no colo somente nas crises de choro: ofereça o aconchego dos seus braços sempre.
https://www.youtube.com/watch?v=Nd1CSGePuwk