O aparecimento da barriga não tem uma data ou período certo e vai depender da estrutura do corpo de cada mulher, variando de acordo com sua altura, peso e formato corporal. No entanto, o mais comum é que entre a 12 e 16 semanas, a protuberância abdominal já comece a dar os primeiros sinais. “O que acontece é que a partir do terceiro mês de gravidez, o útero tende a começar a crescer para além da cavidade pélvica, o que faz com que a barriga já comece a aumentar”, explica o ginecologista Dr. Renato de Oliveira, responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis.
Leia também:
Formato da barriga indica sexo do bebê?
Grávida pode descolorir pelos da barriga?
Gravidez semana a semana: saiba quais são as mudanças em cada fase

Quando você nota um aumento na barriga antes de período, é mais provável que seja resultado dos primeiros sintomas da gravidez, que causam inchaço no corpo, como intestino preso, má digestão, gases, além das primeiras alterações hormonais.
O crescimento também é influenciado pelo posicionamento do útero no corpo. Em algumas mulheres, o órgão pode estar levemente inclinado para trás, o que faz com que a barriga demore mais para a aparecer, em outros casos, o útero pode estar mais para frente, o que fará com que a barriga apareça mais rapidamente.