Há fruta indispensável na gravidez: previne anencefalia e malformação fetal

por | maio 1, 2018 | Gravidez e bebês

Um apanhado de orientações médicas acompanha os meses de gestação e muitas dessas recomendações diz respeito à alimentação durante a gravidez. Pensando nos alimentos que trazem benefícios para o feto, a goiaba não pode ficar de fora.

Benefícios da goiaba

Rica em potássio – ingrediente importante para a saúde do coração e do sangue – a goiaba ajuda a balancear a quantidade de sódio e potássio no organismo, contribui para a diminuir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim. Além disso, o alimento é bastante poderoso para o sistema imunológico e como anti-inflamatório.

Benefícios da goiaba na gravidez

Se em condições normais o consumo de goiaba é bom, na gravidez é melhor ainda. Essa vocação diz respeito ao seu alto índice de ácido fólico, substância essencial para o desenvolvimento do cérebro do bebê e do sistema nervoso.

O consumo do nutriente durante a gestação é essencial para ajudar no fechamento do tubo neural dos bebês, que formará o sistema nervoso central. A substância também evita problemas morfológicos, como anencefalia, fenda palatina e lábio leporino.

Recomendação

Ainda que represente grandes benefícios para a saúde do bebê, não é indicado que a fruta ou a substância em outras formas seja consumido em excesso.

O consumo da goiaba na gravidez também não substitui a suplementação caso ela tenha sido indicada pelo médico responsável pelo pré-natal. O alimento dá um aporte para o organismo, mas não fornece a quantidade necessária em sua totalidade.

Alimentação na gravidez