null: nullpx
cuidados na gravidez-Mulher

Insônia na gravidez: o que fazer para pegar no sono rapidamente? Médica ensina

Publicado 30 Nov 2016 – 06:30 AM EST | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

É senso comum a crença que durante a gravidez o sono da mulher gestante aumenta. Ao contrário do que muita gente acredita, às vezes, a situação se inverte e a mulher pode sofrer com noites de insônia também durante o período de gravidez. E, segundo a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, as alterações do sono durante a gravidez, como dificuldades para dormir, sono leve e pesadelos, são normais e decorrentes das alterações hormonais típicas desta fase.

Como para o bem da saúde de qualquer pesoa, dormir um sono com qualidade é essencial para ter uma gestação tranquila, pois é durante o período de descanso profundo que a mulher garante a manutenção do organismo e sua capacidade de sustentar a gravidez.

“Outras situações que podem piorar o sono da grávida são o tamanho da barriga, ir ao banheiro com mais frequência, a azia e a rapidez do metabolismo, que deixa a mulher mais ativa e preparada para a chegada do bebê”, complementa a especialista.

Dicas para dormir bem durante a gravidez

No entanto, algumas dicas podem ajudar as futuras mamães a dormirem bem durante os nove meses de gestação. Conheça algumas delas:

  1. Verifique o conforto do quarto e se a cama e a temperatura são ideais;
  2. Durma, preferencialmente, com dois travesseiros, um para apoiar a cabeça e outro para ficar entre os joelhos;
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes como coca-cola, café, chá preto e chá verde;
  4. Caso tenha insônia, não fique enrolando muito na cama, levante, tome um banho morno, leia um livro e escute uma música suave. Só deite novamente quando ficar sonolenta.

Se informe bem sobre o parto

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse