A maioria das grávidas se queixa do mesmo problema: dificuldades para dormir, especialmente a partir do segundo semestre de gestação. De acordo com a The American Pregnancy Association, a insônia atinge aproximadamente 78% das gestantes.
O desconforto natural com aumento da barriga e alterações hormonais estão entre as principais causas dos distúrbios do sono durante a gravidez. A boa notícia é que esta insônia não é prejudicial ao bebê.
Dificuldades em dormir na gravidez
De acordo com a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, as alterações do sono durante a gravidez podem piorar com a azia e rapidez do metabolismo, que deixa a mulher mais desperta e ansiosa com a chegada do bebê. A médica, afirma ainda, que ao lado da dificuldade para dormir surgem outros problemas, como o sono leve e a presença constante de pesadelos.

Além disso, com o crescimento da barriga, há compressão da bexiga e a grávida tende a despertar no meio da noite para ir ao banheiro com mais frequência. Com essa mudança fisiológica, a maioria das gestantes também não conseguem encontrar uma posição confortável para dormir, o que prejudica ainda mais os padrões de sono.
O que fazer para dormir melhor?
Para ajudar as grávidas a dormir melhor, algumas atitudes simples podem ser tomadas no dia a dia, confira:
- Faça um ritual antes de dormir, tomando um banho morno ou recebendo uma massagem relaxante;
- Deixe o quarto confortável para dormir bem, com uma temperatura agradável e usando travesseiros ou almofadas para amparar a barriga;
- Exercite-se regularmente durante o dia;
- Não jante ou beba líquidos antes de ir para a cama;
- Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite, como refrigerantes, chá preto ou café;
- Evite dormir com a televisão ligada ou celular ao lado da cama;
- Se você tiver oportunidade de dormir durante o dia, tire um pequeno cochilo após o almoço;
- Se mesmo assim, você não conseguir dormir, não fique “fritando” na cama: levante-se, tente ler um livro ou beber um pouco de leite morno.