A atriz Laura Neiva está vivendo um importante momento da maternidade: o desmame. A esposa de Chay Suede gravou um vídeo contando da sua experiência com a filha, Maria, de um ano e oito meses, e publicou em seu Instagram.
A decisão surgiu pelo fato de Laura estar à espera de um menino, o segundo filho do casal. Segundo ela, Maria deve já não estar mais habituada a mamar no peito quando o bebê nascer.
“É mais difícil decidir desmamar do que desmamar em si”, relatou. Inclusive, a artista disse que sente a filha, que foi aleitada até completar um ano e sete meses, mais independente agora.
Dicas para o desmame
Ao relatar como foi o processo de desmame, a modelo revelou que levou cerca de três meses até que Maria parasse de mamar e de pedir o peito — e alguns passos foram bem importantes.
Laura conta que tinha um desafio grande já que a pequena se acostumou a dormir durante a amamentação, então precisava desassociar o soninho da menina do aleitamento. Para isso, ela traçou uma estratégia:
Leite no copinho
Laura acostumou Maria a tomar leite no copinho enquanto ainda mamava. No caso, a modelo oferece à filhinha o leite vegetal e sem mamadeira, pois não queria viver outro processo traumático para tirar o bico.
A modelo explica no vídeo que criou uma “magia” em torno do leitinho, valorizando, dizendo para a menina que era “quentinho, uma delícia”. Segundo Laura, esse ritual criado para tomar o leite no copo foi importante enquanto desapegava a bebê do peito.
Fazer o bebê parar de dormir no peito
Desassociar o sono da bebê da mamada não foi fácil. O primeiro passo foi começar a colocar Maria na caminha antes dela dormir no colo. Laura foi sincera ao dizer que a filha chorou no começo, mas deu certo no final.
A etapa final foi mudar o local de amamentação. Laura passou a dar o peito em seu próprio quarto e, ao terminar, transferia a filha para o dela.
“Ela tomava o leitinho [no copo], aí mamava no meu peito e, então, eu levava ela para o quarto. Até que chegou um momento em que ela só tomava o leitinho e não mamava mais no peito à noite”, relatou. Laura repetiu os processos na mamada da tarde e da manhã, que eram seguidas de cochilos.
Esconder o peito
Para finalizar, quando Laura sentiu que Maria já andava esquecendo a mamada, ela revelou uma tática infalível para não aguçar a vontade da bebê e passou a esconder o colo com roupas bem fechadas. “Para ela não ver o peito, não ver o colo, não ver a pele”, contou.
O vídeo foi postado com um texto encorajador, ressaltando como toda mãe merece apoio, e reforçando que tudo ficará bem ao final. “Acho que, no final, quem sofre mais é a mãe, o bebê cresce e muda de fase rapidamente, nós é que ficamos querendo ter nossos bebês no nosso colo para sempre, e isso nunca vamos perder. Eles podem até parar de mamar, mas o nosso colo, só nós poderemos dar a eles. Força”.
A postagem de Laura serviu para inspirar outras mães, que receberam as orientações de braços abertos.
“Que bacana. Estou começando a pensar nisso. Agora tenho um norte, estava tão apreensiva. Meu bebê tem 1 e 8 meses. Já tem uns 2 meses que venho preparando meu psicológico. Agora com sua ajuda, estou me sentindo mais segura”, escreveu uma delas.
Outra mãe concordou com a atriz e a elogiou. “Foi muito inteligente sua estratégia”, disse. Assista ao vídeo na íntegra: