O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade garante ao bebê todos os nutrientes que ele precisa para se desenvolver forte e saudável. Você sabia que a composição do leite não é sempre a mesma? Ela varia de acordo com a mamada, com a com a idade do bebê e até com a alimentação da mãe.
Leia também:
Amamentação: qual é a quantidade suficiente?
Esclareça suas principais dúvidas sobre amamentação
Aprenda a lidar com as cólicas dos bebês
“O leite muda de sabor de acordo com o começo, meio e fim da mamada e com a alimentação materna. Assim, é importante que a mãe tenha uma refeição saudável e variada, para que quando esse bebê passar a se alimentar, não encare aquele sabor da fruta ou do legume como uma novidade. Vai ser já um sabor conhecido”, afirma o pediatra Moisés Checkinski.
O médico explica as diferentes fases do leite materno.
Tipos de leite materno
Colostro
É primeiro leite produzido pela mulher, com grande quantidade de água e rico em anticorpos. Ele fortalece o sistema imunológico do pequeno e ajuda a amadurecer o trato intestinal. Quinze dias após o nascimento, o colostro dá lugar ao leite maduro.
Leite anterior
Composto por muita água, carboidratos e algumas proteínas, esse é o leite que sai no início da mamada. É mais claro e ralinho.
Leite posterior
Esse é o leite que garante a saciedade do bebê e o aumento de peso. Rico em proteínas e gorduras, ele vem na parte final da mamada. Por isso, é importante esvaziar um seio antes de oferecer o outro. Caso contrário, o pequeno se alimentará apenas com leite à base de água e açúcar.
Não existe leite fraco
Apesar de algumas mulheres acharem que seu leite não sacia o pequeno, é importante ressaltar que não existe leite fraco e que complementos só devem ser utilizados sob orientação médica.