Leticia Cazarré desabafa sobre jornada de saúde da filha: ouviu que era “incompatível com a vida”

por | jan 5, 2023 | Gravidez e bebês

Leticia Cazarré, esposa de Juliano Cazarré, tem usado o Instagram para atualizar o público a respeito do estado de saúde de sua filha, Maria Guilhermina, que nasceu com uma doença rara no coração em junho de 2022.

Enquanto aprecia a melhora da filha, que já passou por momentos difíceis e diversas cirurgias, a mãe da pequena contou recentemente que está resgatando anotações feitas no início da internação – e, entre elas, relembrou ter sido inclusive desenganada por médicos sobre a possibilidade de Maria Guilhermina sobreviver.

Leticia Cazarré faz desabafo forte sobre jornada de saúde da filha

Leticia Cazarré decidiu passar a limpo as reflexões que escreveu em seu celular durante o início da internação da pequena Maria Guilhermina, que nasceu em São Paulo e permaneceu internada na cidade desde junho até dezembro, quando se mostrou bem o suficiente para ser transferida ao Rio de Janeiro.

Portadora de uma cardiopatia rara e grave chamada Anomalia de Ebstein, Maria Guilhermina fez uma série de cirurgias, incluindo uma que ocorreu logo após seu nascimento – e, em um post recente, Leticia afirmou que a pequena chegou a ficar com a vida “por um fio”, fazendo até os médicos desacreditarem de sua melhora.

“Escrevi essa reflexão numa nota de celular dia 25 de agosto do ano passado. Maria Guilhermina tinha passado pela pior intercorrência que poderia acontecer com ela, segundo os médicos: incompatível com a vida. Um deles (que hoje posso chamar de amigo e anjo da guarda), me disse na época: ‘Deus a segurou por um fio’. E era verdade mesmo”, relembrou.

Em seguida, a esposa de Juliano Cazaré expôs pensamentos esperançosos.

“Mas essa minha reflexão, que vou transcrever aqui, serve também para todos os assuntos da vida. Serve, inclusive, para quem tem muito medo do que virá pela frente no futuro do país e do mundo. Então, aqui vai: Nunca sabemos o que nos guarda o dia de amanhã, embora a maioria de nós viva com a sensação de poder controlar os acontecimentos”, disse.

Por fim, Leticia lembrou ainda sobre a mania que, em geral, seres humanos têm de sofrer por atencipação.

“Uma grande amiga hoje me deu o melhor conselho: sofrer cada situação a seu devido tempo, não antes. Ou, como diz São Francisco de Sales, ‘não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo’”, finalizou.

Confira abaixo o post na íntegra:

Relembre o quadro de saúde de Maria Guilhermina

Desde a gestação, Leticia e Juliano Cazarré já sabiam que a pequena Maria Guilhermina teria de ir direto para a mesa de cirurgia ao nascer. Isso porque, por ter uma doença chamada Anomalia de Ebstein, a caçula do casal tem uma válvula cardíaca implantada de forma diferente do que deveria, algo que dificulta – e, no caso de recém-nascidos – impede a oxigenação do corpo.

Há, no entanto, uma forma de corrigir o posicionamento da válvula – uma cirurgia chamada técnica do cone, que já foi realizada em Maria Guilhermina em meio à internação. Após o procedimento, ela chegou a ter uma piora, apresentando infecção, e precisou inclusive utilizar respiração mecânica. Atualmente, porém, Maria Guilhermina se recupera bem, segundo os pais.

Saúde da filha de Juliano Cazarré